terça-feira, 31 de maio de 2011

A valorização depois de concluido o curso do IFBA

Depois de concluido o curso do IFBA, qual tipo de valorização teremos no curriculum, bem como quanto financeiramente podemos ser valorizados?

Para vocês terem noção da valorização ou conhecimento de quanto é que, em algumas vagas pagam, veja a tabela de salários da área de nosso curso:

CARGO

Júnior

Pleno

Sênior

Administrador de banco de dados (DBA)

3.922,33

5.255,67

8.376,33

Administrador de rede

3.953,71

4.411,43

6.242,86

Analista de dados

3.200,00

4.500,00

6.000,00

Analista de Infra

4.200,00

5.000,00

6.500,00

Analista de microinformática

2.700,00

3.400,00

3.850,00

Analista de negócios

5.096,00

5.675,00

6.033,00

Analista de org. e métodos

2.500,00

4.500,00

5.000,00

Analista de processos

2.500,00

3.200,00

4.500,00

Analista de produção

3.973,00

4.106,67

5.002,33

Analista de projetos de sistemas

3.713,67

5.215,33

7.415,33

Analista de segurança de informações

4.406,00

4.588,00

6.488,33

Analista de sistemas

4.761,33

6.284,33

7.620,33

Analista de sistemas de internet

6.875,00

8.988,00

9.123,00

Analista de suporte de vendas

800,00

1.200,00

1.800,00

Analista de suporte ERP

2.000,00

3.000,00

4.000,00

Analista de suporte Linux

1.700,00

4.500,00

7.500,00

Analista de suporte Mainframe 

3.000,00

4.200,00

6.000,00

Analista de suporte Notes

1.800,00

2.800,00

3.700,00

Analista de suporte Redes

2.100,00

3.000,00

4.500,00

Analista de suporte técnico

4.208,00

4.505,00

5.056,00

Analista de suporte Unix

2.500,00

3.200,00

4.500,00

Analista de suporte Windows

1.000,00

1.500,00

2.000,00

Analista de telecomunicações

3.608,00

5.725,33

7.992,33

Analista de testes

2.000,00

3.000,00

4.000,00

Analista programador  mainframe 

2.200,00

3.800,00

5.800,00

Analista programador .NET

2.600,00

4.000,00

5.500,00

Analista programador Abap

4.200,00

7.200,00

9.500,00

Analista programador ASP

2.500,00

4.000,00

6.500,00

Analista programador C++

3.000,00

4.200,00

7.000,00

Analista programador Delphi

2.500,00

3.800,00

5.500,00

Analista programador Java

3.000,00

4.500,00

6.000,00

Analista programador jr. - micro

2.759,00

3.432,00

3.824,00

Analista programador PHP

3.000,00

4.500,00

6.000,00

Analista programador progress

4.000,00

6.000,00

7.500,00

Analista programador Visual Basic

2.000,00

3.000,00

4.500,00

Analista segurança de sistemas

4.500,00

6.000,00

7.000,00

Arquiteto de testes

3.000,00

4.200,00

5.500,00

Auditor de sistemas

3.000,00

4.000,00

4.500,00

Chefe de sistemas

7.282,00

8.583,00

11.325,00

Chefe de suporte técnico

6.640,00

8.664,00

12.055,00

Chefe de telecomunicações

6.875,00

11.253,00

12.833,00

Chefe programação de sistemas

7.979,00

8.367,00

10.550,00

Consultor TI especializado

6.057,00

7.725,00

11.034,00

Consultor TI funcional

5.708,00

6.174,00

8.561,00

Coordenador de projetos de sistemas

7.450,00

10.248,00

12.477,00

Coordenador de suporte técnico

4.174,52

5.489,02

7.911,22

Engenheiro de sistemas - software

5.541,00

5.550,00

5.562,00

Engenheiro de telecomunicações

4.485,67

6.421,67

7.934,00

Executivo de contas

20.000,00

23.000,00

26.000,00

Gerente de contas TI

15.000,00

18.000,00

22.000,00

Gerente de e-commerce

13.334,00

15.156,00

20.622,00

Gerente de operação

6.000,00

8.000,00

11.800,00

Gerente de processos

12.000,00

12.500,00

15.000,00

Gerente de produção de operações

6.303,00

8.372,00

12.193,00

Gerente de projetos de sistemas

12.995,00

13.873,00

15.596,00

Gerente de segurança de sistemas sr.

11.060,00

12.192,00

14.333,00

Gerente de sistemas

15.596,00

18.088,00

22.529,00

Gerente de suporte técnico

11.857,00

11.993,00

14.423,00

Gerente de telecomunicações

16.678,00

19.552,00

24.260,00

Operador de computador

1.954,67

2.381,67

2.934,33

Programador .NET

2.500,00

3.500,00

5.000,00

Programador Abap 

4.000,00

7.000,00

9.000,00

Programador ASP

1.500,00

2.000,00

3.000,00

Programador Delphi

2.000,00

3.500,00

5.000,00

Programador Java

2.500,00

3.800,00

5.500,00

Programador Mainframe

2.000,00

3.500,00

5.000,00

Programador PHP

2.500,00

3.500,00

5.000,00

Programador Visual Basic

1.800,00

2.800,00

4.000,00

Técnico de celular

900,00

1.200,00

1.800,00

Técnico de hardware

900,00

1.200,00

1.800,00

Técnico de microinformática

900,00

1.200,00

1.800,00

Técnico de suporte

900,00

1.200,00

1.800,00

Técnico de telecomunicações

3.072,33

4.323,67

4.955,00

Webdesigner

3.814,00

4.613,00

5.457,00

Webmaster

6.139,00

6.798,00

8.121,00

Fonte: Desix Software Solutions

Marquei em vermelho algumas áreas que podemos concorrer com curriculum e ou que poderemos prestar concursos público. Garanto a vocês que os MENORES SALÁRIOS são para aqueles que mais trabalham… podem conferir.

Capitulo 4 do livro base de Algoritmo

Quem não conseguiu receber o arquivo no e-mail. Tem também esta opção: fazer o download neste link:
 
http://www.4shared.com/document/CLtc_G2g/Vetores_e_matrizes_-_Cap04.html

É bom lembrar que este livro é o livro em que o prof. Jonatas tem como base das aulas. Como não temos biblioteca, e não temos bibliotecário, temos que nos virar, não é? Eis as 30 páginas para serem estudadas.

Encaminhei para todos os arquivos que o prof. Jeime nos enviou. Se você não recebeu sua cópia avise que reenviaremos.

Algoritmo: introdução aos vetores.

As aulas de Algoritmo ganha novos elementos a partir da aula de hoje. Desde hoje, já começamos a adentrar áreas mais densas da programação.

Uma pena que não temos computadores para treinar e testar as novas informações e ver como é que de fato os comandos são processados pelos computador.

A primeira aula foi de definição e parcas explicações. No entanto, digo a todos os colegas o seguinte: NÓS NÃO TEMOS MATERIAL DIDÁTICO, mas, nem por isto, vamos deixar de estudar.

Estou enviando o capítulo 4 para todos vocês no e-mail. São trinta páginas. Quem não tive condições de ter, avise a Adão, Felipe, Deusdedith para ver se podemos, pedir ao professor, que use de sua cota. Vamos aproveitar antes que a cota dele se esgote!

Detalhe importante, é que o prof. Jonatas tem este livro quase que decorado. E a prova de Algoritmo foi exatamente igual ao material do livro.  Por isto a importância de se estudar este capitulo 4 desde agora.

Parte do material da aula foi este abaixo:

MANIPULAÇÃO DE VETORES

Ex: suponha, por exemplo que é necessário armazenar 100 preços de produtos de uma loja

PRECO: vetor[1..100] de real;
vPreco:PRECO;

Se quisermos guardar o valor R$ 32,50 na posição dois e o valor R$ 40,00 na quarta posição

vPreco[2] <- 32,50;

vPreco[4] <-40,00;

O que aconteceria com esse comando:

vPreco[102] <-65,00;

Vetores

Uma prova de química foi feita por um grupo de 20 alunos. Faça um algoritmo para ler as notas obtidas pelos alunos, e depois exibir um relatório das notas iguais ou superiores a 7,5.

Algoritmo “Notas”

Var

Tipo NOTA: vetor[1..20] de reais;
vNota:NOTA;

cont:inteiro;
inicio

para cont de 1 ate 20 passo 1 faca
     escreva(“Digite a “, cont, “nota”);
     leia(vNota[cont]);
fimpara

escreva(“Boas Notas”)

para cont de 1 ate 20 passo 1 faca
     se vNota[cont] >= 7.5 entao
          escreva(“Nota”, vNota[cont]);
     fimse
fimpara

fim

fimalgoritmo

Eu aconselho de inicio, mesmo que não tenha entendido, repita. Escreva o exercicio várias vezes. Afinal, será cobrado de todos nós a repetição quase que mecãnica destes comandos.

Olhe o e-mail!

sábado, 28 de maio de 2011

Sistema de numeração: usando o excel no serviço

Um sistema numérico é uma forma sistemática de representar números com caracteres simbólicos e usa um valor de base para agrupar convenientemente números de forma compacta.

  • O sistema numérico mais comum é o decimal, que tem um valor de base 10 e um conjunto de caracteres simbólicos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
  • Os computadores usam a lógica booleana para executar cálculos e operações, eles trabalham com o sistema numérico binário, que tem um valor de base 2.

Veja a tabela abaixo:

Binário Decimal Hexadecimal
0,1 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,9 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F

 

Mas, quando tenho a necessidade de fazer conversão e aparece aquela dúvida se eu fiz ou não a conversão correta, eu uso o Microsoft Excel. Veja abaixo algumas funções do Excel que executa a conversão de um para outro rapidamente.

Converter um número binário em decimal

=BINADEC(1100100)
Converte o número binário 1100100 em decimal (100)

=BINADEC(1111111111)tabela-excel
Converte o número binário 1111111111 em decimal (-1)

Converter um número binário em hexadecimal

=BINAHEX(11111011, 4)
Converte o número binário 11111011 em hexadecimal com 4 caracteres (00FB)

=BINAHEX(1110)
Converte o número binário 1110 em hexadecimal (E)

=BINAHEX(1111111111)
Converte o número binário 1111111111 em hexadecimal (FFFFFFFFFF)

Converte um número decimal em binário

=DECABIN(9, 4)
Converte o número decimal 9 em binário com 4 caracteres (1001)

=DECABIN(-100)
Converte o número decimal -100 em binário (1110011100)

Converter um número decimal em hexadecimal

=DECAHEX(100, 4)
Converte o número decimal 100 em hexadecimal com 4 caracteres (0064)

=DECAHEX(-54)
Converte o número decimal -54 em hexadecimal (FFFFFFFFCA)

Converter um número hexadecimal em binário

=HEXABIN("F", 8)
Converte o número hexadecimal F em binário, com 8 caracteres (00001111)

=HEXABIN("B7")
Converte o número hexadecimal B7 em binário (10110111)

=HEXABIN("FFFFFFFFFF")
Converte o número hexadecimal FFFFFFFFFF em binário (1111111111)

Converter um número hexadecimal em decimal

=HEXADEC("A5")
Converte o número hexadecimal A5 em decimal (165)

=HEXADEC("FFFFFFFF5B")
Converte o número hexadecimal FFFFFFFF5B em decimal (-165)

=HEXADEC("3DA408B9")
Converte o número hexadecimal 3DA408B9 em decimal (1.034.160.313)

Você pode usar o Microsoft Excel ou o BrOffice Calc para ajudar nos seus estudos, afinal, quando pinta uma dúvida, é bom saber como conferir as respostas.

Para quem NADA espera, o pouco é grande coisa!

Para quem não sabe para onde VAI, qualquer caminhos serve!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eletroeletrônica: O teorema de Thevenin

Depois das leis anteriores, Ohm e Kirchoff, agora foi introduzido,o Teorema de Thevenin. E o que é o teorema de Thevenin? A pronuncia do nome é assim: Tê vê nã. Eis o que se descobre dele na internet:

Enunciado : O teorema de Thevenin é usado para simplificar e resolver um circuito e tem o enunciado: 

"Dado um circuito contendo bipolos lineares e dois pontos desse circuito, pontos A e B. O circuito entre A e B pode ser substituído por um circuito equivalente constituído de uma fonte de tensão (UTH)  em serie com uma  resistência ( RTH)".
Para introduzir o Teorema de Thevenin vamos usar um exemplo.  

Na figura1a temos um circuito  composto de vários elementos lineares, e dois pontos A e B desse circuito. À direita na figura1b temos o circuito Equivalente Thevenin deste  circuito, composto de uma bateria (UTH) e de uma resistência (RTH).

RTH é a resistência equivalente de Thevenin e UTH o gerador de Thevenin ou tensão equivalente de Thevenin.

thevenin

O assunto completo pode ser entendido aqui: Eletrônica 24h

Próximas aulas de TI. Prof. Jeime Nunes


03 de Junho :
- Exercicios de Sistema de Numeração

09 de junho:
- Seminário

10 de junho:
- Revisão

16 de junho :
- Prova

17 de junho:
- Seminários

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aula de física: 25 de maio de 2011

Na última aula de Física o professor trabalhou estas questões. Ele se esforçou. Eu prestei atenção. Mas, como já disse a todos, tem umas matérias que vou fazer como outros: pedir ajuda aos universitários.

Aos colegas que não tem disposição e tempo para estas questões de física e de matemática, duas colegas, lá do fundo sabem muito bem a matéria: Elane e Camila!

Questões

A força de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas, puntiformes são diretamente proporcionais ao produto das cargas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separam.

  1. Duas cargas puntiformes (pontuais), (q1 = 5 x 10-6 C) e (q2 = -4 x 10-6 C) , no vácuo estão separadas por uma distância de 1 metro. Determinar a força elétrica, entre elas.
  2. Duas cargas elétricas puntiformes (pontuais) (q1= 5.10-5 ) e (q2=0,3.10-6 C) no vácuo, estão separadas entre si, por uma distância de 5 cm. Calcule a intensidade da força de repulsão entre elas.
  3. Duas cargas pontuais q1 e q2, são fixadas nos pontos A e B, distantes entre si, 0,4 metros, no vácuo, sendo q1=2.10-6 C, e q2=8.10-6 C. E K0=9.109 N.m2/C2, determinar a intensidade da força elétrica, sobre uma carga K3= -3.10-6 C, colocada a 0,1 metro de A sobre a reta AB.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resultado da paralisação!

Saímos agora a pouco, não mais do que 20 minutos, da reunião com a professora Josélia. E, ela nos trouxe boas e agradáveis noticias. Ela até usou uma frase interessante:

- Conseguimos até atendimento médico. Estamos em fase de implantação e licitação.

Muito se conseguiu. Algumas licitações já foram liberadas, como por exemplo, da cantina. Foi como disse a professora Josélia: EMERGENCIAL, mas conseguimos. Outras informações dadas com relação  a nosso Campus:

  • Já temos no campus do IFBA Irecê apoio profissional de psicólogo.
  • O contador já está trabalhando nas questões do CNPJ do campus IRECE.
  • Disponibilizaram o motorista para o ônibus com o laboratório de informática.
  • Liberaram a compra de livros para a biblioteca.
  • Já resolveram os problemas dos estabilizadores.

Se teremos ônibus, não teremos laboratório?

Questionamos então, se os estabilizadores foram liberados, qual será a utilidade, e por que liberaram o ônibus? Assim, já colocamos para a professora Josélia, que a liberação do ônibus aponta, não para a solução do laboratório, mas, sim um ganha tempo por parte da administração do campi IFBA.

Assim, fica a desconfiança de que, se liberaram o ônibus para vir para o campus, é de desconfiar que, o laboratório demorará a sair.

Falta muito. No entanto, já temos registrado no campi do IFBA a turma que entrou em greve no menor tempo de implantação de um campus do IFBA. E também avisamos, que a paralisação foi só o inicio.

Conversaremos com o pedagogo sobre outras condições, para depois, tomarmos, em reunião as diretrizes a serem seguidas.

Josélia, outros campus entraram em greve em dois ou mais anos. Seu campus, foi até agora o único a entrar em greve e reclamar por melhorias em apenas dois meses.

Isto só nós da turma de informática. Somos, de acordo com aquele outro professor, baderneiro, mas, recebemos hoje, elogios pela ajuda que prestamos. Avante colega! Juntos somos fortes.

Mais detalhes hoje na aula.

domingo, 22 de maio de 2011

A ratoeira- Vamos refletir...


Um rato, olhando de seu buraco na parede, viu o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Ficou curioso para saber que tipo de comida poderia ser. Aberto o pacote, ele constatou, horrorizado, que se tratava de uma ratoeira. Imediatamente foi para o pátio da fazenda e chamando a todos advertiu-os dizendo: Tem uma ratoeira na casa! Tem uma ratoeira na casa!.
A galinha estava ciscando mas levantou a cabeça e disse: Desculpe-me sr. Rato, entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O carneiro disse: desculpe sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar; fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
A vaca falou: O quê? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? É claro que não!
O rato então, voltou cabisbaixo e abatido para o seu esconderijo.
Naquela noite ouviu-se o barulho da ratoeira pegando sua vítima. A esposa do fazendeiro correu até a cozinha e não viu, no escuro, que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa, e esta mordeu a perna da mulher. O fazendeiro levou a esposa para o hospital, imediatamente. Ela voltou com febre e para alimentá-la, nessas condições, nada melhor do que uma canja. O fazendeiro matou a galinha e a canja foi feita. Como a doença da mulher continuasse, amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o carneiro. A mulher acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro, então, matou a vaca, para alimentar todo aquele povo.


De hoje em diante, quando alguém próximo de você revelar que está com um problema e você quiser acreditar que isso não lhe diz respeito, lembre-se de que quando há uma ratoeira na casa, todos na fazenda correm risco.
Antonio Queiroz

sábado, 21 de maio de 2011

Qual é a infraestrutura recomendadas para o Curso de Informática?

Estava eu procurando materiais de estudo, e conhecimento de causa para nós da turma de Informática quando me deparo com este Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. O texto explicativo diz o seguinte:

“Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados”

Na imagem que tá ai abaixo, eu fiz um quadrado para apontar a INFRAESTRUTURA RECOMENDADA.

eixo-tecnologico

O link é este: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Nossa luta continua. Enviei para analise o Estatuto do IFBA e passei as informações do Campus Irecê, e certamente ao campi IFBA.

Não esqueçam do Estatuto:

§ 3°. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e
supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFBA é equiparado às
universidades federais.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aos alunos, pais, professores e a toda população de Irecê e Região

Nossos colegas de outras turmas estão com medo de arranhar a imagem do IFBA e depois não conseguirem emprego. Gostaríamos que soubessem que tivemos essa preocupação desde o início da paralisação, porém não podemos fechar os olhos e imaginar um IFBA diferente daquele que vivenciamos. Nossa maior preocupação não é a imagem, e sim a qualidade dos profissionais que sairão de lá. A população de Irecê pode ficar tranquila, porque os alunos do curso de Informática Subsequente do IFBA primam pela excelência e só sairão do Instituto com a melhor capacitação que puder ser oferecida nesse país.
Há vários colegas, ainda que minoria, mas favoráveis a paralisação. Como turma só nós estamos 100% unidos, só nós estamos fechados na paralisação. Nós não queremos ser profissionais de fachada, queremos ser o melhor, e o que de melhor um Instituto Federal tem para oferecer ao mercado de trabalho. Somos exigentes sim, pois sabemos que aqueles que irão nos contratar serão tão exigentes quanto. Nosso objetivo é que a Região de Irecê tenha bons profissionais, não devendo nada, em qualidade, para Paulo Afonso ou Salvador.
O problema, para eles, é que agora eles não têm liderança. Não tem representatividade. E, não há interesse em polarização. Por isso não iremos deixar que manchem o nosso IFBA-Irecê mostrando-se despreparados para assumir os postos de trabalho da sua nova área de formação. Aqueles que primam pela excelência não se calam, pois não adianta tentar esconder, um profissional bem preparado e um que usa de uma falsa imagem são fáceis de distinguir.
Secretário da Turma de Informática Subsequente – IFBA-Irecê

Sobre os estabilizadores e as voltagens: a eles o beneficio da dúvida!

Minha esposa sempre diz que o pior em certas circunstâncias nem é a mentira, mas, a intenção e a “discaração” em querer fazê-la de boba, de abestada, de idiota, de ignorante. E, ela tem razão.

Uma das informações que os alunos do IFBA receberam para a não instalação do laboratório de informática no campus de Irecê, foi por que a empresa que ganhou a licitação de fornecimento dos estabilizadores, enviou os mesmos com a voltagem errada.

- “Como assim Bial” – Seria a pergunta da confinada na casa mais famosa do Brasil.

Eu, e os colegas já ouvimos esta explicação algumas vezes. Mas, é verdade tal informação? Pense bem a questão. Que empresa no Brasil fabricaria um estabilizador apenas para a voltagem de 110? Pelo contrário, o normal e também mais prático, e atende todo o território nacional, é produzir estabilizadores bi volts, e haver uma chave para a voltagem 110 e para 220, ou num caso mais prático, estabilizadores preparados para agirem dentro da margem de 110 a 240 volts, ou será que estão falando de estabilizadores mais potentes?

O beneficio da dúvida.

Como devemos trabalhar com hipóteses, não avançamos na questão. Pois há estabilizadores mais potentes, maiores e que são construídos para uma rede de computadores e não apenas um estabilizador para cada computador. Neste caso, sim, eles podem ter recebido estabilizadores com voltagens não especificas para a rede. Porém, até o momento, o que eles tem explicado para nós, não se trata de estabilizadores de por exemplo de 3000 volts, mas, trata-se de estabilizadores menores de 300.

estabilizadores

Imagem do site: CMCOMANDOS

Neste caso, adquire-se dois ou três estabilizadores para manter toda a rede de computadores. No entanto, até o momento, como disse logo acima, todas as explicações apontam para os estabilizadores menores, de no máximo 300 v.

É o que temos debatido sempre em sala de aula. Ele tratam a todos como se crianças fossemos. Até parece que somos aquele tipo de criança que as mães dizem: papai Noel vai trazer!

Há quem sejam!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Informações documentais da Administração local

Como comunicamos antes, agora a tarde fomos buscar as informações da Administração. Veja no informe que enviamos para os e-mail que até este momento só nós, a turma de Informática subsequente noturno temos acesso. Nenhum outro grupo recebeu este relatório. Mas, não está aqui no blog. Aqui vou comentar cada umas das informações que corroboram com o movimento de paralisação.

Este informativo, que os alunos do Curso de Informática Subsequente recebem, servirá como prova, para quem deseja dizer que nós somos baderneiros, que nós agimos precipitadamente. Isto é um documento probatório do que estivemos ao longo destes dias reivindicando.

Leia com atenção o informe enviado para os e-mails. Cada um dos alunos receberam sua cópia.

Amanhã, no horário de aula a reunião acontecerá. Tudo está saindo como planejamos nas reuniões e tudo está dentro do que foi decidido nas reuniões.

Até amanhã no Campus. Qualquer novidade, aqui no blog. E as informações mais importantes da turma, já sabem, caem diretamente no e-mail.

Juntos somos fortes!

A verdade dos Condicionadores de Ar revela mais de nossa situação.

Como informamos anteriormente por e-mail, eis aqui algumas necessidades e explicações da administração do campus. Este relatório não chegou a todos por que o Campus não tem condição de imprimir e distribuir, nem de imprimir uma só cópia para o mural. Como dissemos, até agora, só nós temos este relatório.

As cores servem para identificar os comentários abaixo de cada paragrafo. Em azul, do relatório. Em vermelho comentário meu. Eis abaixo a verdade sobre o ar condicionado.

6. Condicionadores de ArComo já foi explicado, a retirada dos condicionadores de ar com ordem da Reitoria, se deu por insuficiência de recursos financeiros para o ano de 2011 para pagamento da fatura de energia.

Vamos estudar o Estatudo do IFBA e ver como se dá a eleição para a reitoria. Se depender de votação, bem! neste caso é bom lembrar sempre quem é o atual reitor, saber quem apoia, quem é quem na reitoria.

Já o item insuficiência de recursos financeiros, tem relação com a atitude da presidente eleita, e do ex presidente com a educação superior, uma vez que o IFBA se equipara a cursos superiores.

Os aparelhos que pertencem ao patrimônio da União através do IFBA (geral), e não ao campus de Irecê, foram removidos para Paulo Afonso, com ordem da Reitoria, pois, o campus de Paulo Afonso não dispunha de nenhum aparelho

Nós até concordariamos com a remoção para Paulo Afonso, mas, não entendemos e não compreendemos é por que motivos, entre tantos existentes, escolheram aqueles das salas ocupadas. Ou será que, podemos ir para outras salas em que os aparelhos não foram removidos?

Além disso, o fornecimento de energia naquele campus é subsidiado pela Chesf, ficando muito mais barato para o IFBA..

Ali na BA 052, não existe uma substação da CHESF? O governo que subsidiou lá, não é o mesmo aqui, e a CHESF lá, também não é a mesma aqui? Hummm isto tá mal explicado!

Após a disponibilização da verba do campus de Irecê e discussão participativa sobre a aplicação dos recursos, será viabilizada uma forma de melhorar o conforto térmico das salas, o que, poderá ser com condicionadores mais eficientes, ou não; dependendo da disponibilidade de recursos financeiros. 

Quase tive que pedir ajuda ao professor de matemática para entender este paragrafo. Veja você as frase e a aplicação dos conceitos lógicos, e vê se entende:

  1. Após a disponibilização da verba do campus de Irecê e discussão participativa sobre a aplicação dos recursos.   Nesta frase é utilizado o conector E. Veja você que a discussão participativa depende da ação anterior. Ou seja, se as verbas não forem disponibilizadas, não haverá discussão participativa.

    Não há, no caso, uma opção, uma alternativa para quando as verbas não forem disponibilizadas? Não, não! A não ser a revolta dos “baderneiros”, já que os mocinhos, os filhinhos bem educados, não se misturam com pessoas baderneiras.
  2. será viabilizada uma forma de melhorar o conforto térmico das salas.

    Se, e somente se, acontecer a disponibilização das verbas, e depois de haver a discussão participativa, que depende da disponibilidade das verbas, ai, sim, o conforto das salas de aula.
  3. o que, poderá ser com condicionadores mais eficientes, ou não; dependendo da disponibilidade de recursos financeiros.

    Esta terceira frase, bem, você mesmo tira sua conclusão. Mas, se já disseram que não há os tais recursos, já disseram tudo.

Reviravoltas e mudanças já são vistas!

Aos colegas que não foram ao campus hoje a noite, você nem imaginam as mudanças que já se poderá ver quando voltarem. Hoje havia no pátio do IFBA três máquinas para realizar as obras de entrada ao Campus de Irecê.  Enviei comentários pelo e-mail.

Soubemos que esta havendo, além da não adesão a paralisação, um plano para que se vá às rádios para confundi a opinião pública. Estão planejando isto. Mas, soubemos também que se trata de uma ação de caráter político. É que, há certos grupos políticos que ficaram irritados com a ação da turma de Informática. Porém, eles nada fizeram até a ação da turma de Informática. Pelo contrário, agora querem atrapalhar.

Não desesperem não. O que eles não sabem, é que nós já estamos na frente. Recebemos de uma pessoa, informações privilegiadas. Esta pessoa nos aconselhou sobre o movimento. Deu dicas. Falou das dificuldades que estão tendo em administrar o campus sem os recursos que estamos reivindicando. Então, deixe quem queira agir de forma desleal com o movimento legitimo. Juntos somos fortes.

E depois? O que vocês farão? Até quando vocês pretendem paralisar? Vocês já pensaram no calendário? Tomem cuidado para não prejudicarem a vocês mesmos.

Estas foram algumas perguntas que esta pessoa nos fez acerca dos nossos protestos. Informamos o que pudermos informar. Conversamos sobre o calendário do curso, e as dificuldades que enfrentamos, a falta de material didático, a falta de recursos diversos. E, não se assustem, muitos outros problemas afetam a administração do campus, mas isto, não justifica a falta dos recursos, apenas prova que as dificuldades do campus atingem a todos. A pessoa confessou o seguinte: tudo que vocês estão pedindo, a administração já estar sem condições de pedir.

Beeeeem! Para todos saberem, amanhã, ou é depois, deverá haver um relatório afixado no quadro do Campus. Quem quiser é só ir lá ler e acompanhar. Soubemos que o prof. Juliano já está com o relatório em mãos, mas, não afixou ainda por que para imprimir ele tem que pagar do bolso dele. E, ele já gastou demais com tudo isto.

Sobre o calendário, e as provas desta semana, nós, na sexta-feira conversaremos entre nós, e também com os professores que não aplicaram as provas nesta semana.

Enviei para todos vocês a apresentação que foi enviado para a prof.. Josélia e o professor Jeime. Se você tem outros e-mail dos professores, envie para eles também.

E sim! É verdade que a paralisação já teve efeito! Já soubemos de ordens que foram dadas para que as soluções cheguem mais rapidamente ao nosso campus.

Parabéns a todos pela coragem e participação. E, não esqueçam que estamos devendo duas provas, 4 dias, bem como 16 aulas. Isto será negociado com os professores.

Se possível, todos uniformizados participando do evento nesta semana sobre educação. Vamos ter este movimento sobre educação. Sintam-se convocados para o evento. Vamos de alguma maneira procurar falar de nosso campus neste evento.

Juntos somos fortes.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A paralisação continuou até a noite!

Na parte da tarde fomos ao Campus para o dialogo com a direção do IFBA. Foi tranquilo e saímos da reunião informados de algumas novidades, e informamos nossa pauta de reivindicações.

1- Depois de informarmos a diretoria do número de desistentes, até o momento, das dificuldades do grupo em relação a vários temas, assuntos e outras informações, o que impactou mesmo foi a relação de 1 desistência do curso a cada 3 dias. Isto ficou claro, e impactou.

Isto fez com que, tanto a prof.. Josélia e Miuka propusessem a ação do pedagogo na situação. Saímos de lá com a proposta de que o pedagogo ira estudar os casos de evasão, e para podermos agir numa solução. Afinal, a evasão do curso é tão ruim ou tanto pior quanto tirar notas baixas. Pois, seja um, ou seja outro, o fato é que, com uma turma minguada, como avançar.

Nossas reinvindicações foi solicitada para ser apresentada em reunião por parte da prof. Josélia lá em Salvador. Colocamos-nos a disposição mais para auxiliar nas negociações junto a administração do que fazer resistência obtusa.

2- A turma de Eletro Mecânica visitou nossa sala para comunicar a reunião deles e a votação. Não recebemos ainda a resposta deles. Mas, uma vez que eles também aderirem a paralisação desta semana, é bom também que eles apresente nas rádios e nos meios de comunicação a decisão deles. Afinal, ainda que seja uma decisão deles, e ação também se comunicada, podemos ter mais visibilidade.

3- Reunião e encontro noturno. Em grande número, estivemos no campus hoje. Conversamos no pátio. O professor de Português esteve presente. Só ouviu. Abençoou a todos, e depois saiu.

O prof.. Jonatas também esteve presente. Mas, não entramos na sala até certo momento. Vez ou outra apitamos. Os colegas apitaram várias vezes. O prof.. Jeime nos inquiriu sobre a paralisação, e confirmamos o evento.

Mais uma vez a união da turma esteve no foco. Não só a união como a organização. Unidos somos fortes.

Repercutindo a Paralisação

Terminamos as 14 horas as entrevistas e as devidas informações nas rádios que conseguimos espaço para a divulgação. A nota triste ficou por parte do Sr. Eudaque, da loja O bonitão que ligou opinando de forma grosseira, deseducada a ponto de comparar e classificar os jovens de Irecê como animais, piores do que cachorro não adestrado.

A turma de Eletro Mecânica marcou reunião para hoje a noite. Eis a convocação deles no blog da turma: Blog da turma de Eletro Mecânica.

Reunião

Peço à todos que compareçam na sala de aulas um pouco antes do inícios das mesmas (por volta das 18:15) para discutirmos que rumo tomar nas reivindicações apresentadas pelos nossos colegas de instituição.

De forma organizada, cada colega irá expor sua opinião respeitando sempre a opinião do próximo e seu tempo de fala. A decisão tomada será da turma. Se preciso, recorreremos à votação.

Estão, a nossa semelhança trilhando o mesmo caminho. Fizemos reuniões. Debatemos as necessidades. Decidimos pela paralisação. E, hoje estaremos no campus para auxiliar os colegas das demais turmas, bem como aumentar os protestos.

Colegas de outros turnos

Parabéns aos alunos subsequentes responsáveis por essa mobilização muito significativa para todas os alunos estudantes do Campus de Irecê, eu só acho que deve alimentar essa paralisação, todas as turmas de todos os turnos deveriam paralisar-se para que o instituto federal tome decisões mais rápidas .

(Emerson Oliveira) - [Informática Vespertino]

Várias mães, pais e colegas já estão apoiando e aderindo a paralisação.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Esclarecendo a paralisação das aulas em protesto ás condições do IFBA em Irecê!

A turma de Informática, na modalidade Subsequente do Campus Irecê, resolveu nesta noite de segunda-feira (16/05/2011), e até terminar as negociações e obter respostas as reivindicações da turma, bem como, as reivindicações do Campus IFBA Irecê, ficaremos paralisados em protesto a situação em que se encontra o Campus.

Nós, como turma, já havíamos procurado a administração anteriormente para obter informações sobre o campus. Todas as vezes fomos atendidos. Em conversa na turma, ficou determinado uma trégua, e um prazo. O referido prazo já venceu. E, já passou mais de um tanto dos dias aprazados. Hoje decidimos a paralisação. Amanhã iniciaremos as negociações com a direção do IFBA, bem como iremos tomar as providências necessárias para informar a comunidade local e regional da situação.

A paralisação por parte da turma, teve apoio nesta noite, de 100% dos presentes. Todos assinaram a lista da ata da turma, bem como se comprometeram, a não enfraquecer o movimento de paralisação.

Se mantivermos a união demonstrada nesta noite, nós não só nos fortaleceremos como turma, como também poderemos apoiar a prof. Josélia, a diretora geral, bem como ao Juliano, Jonatas, Jeime e todos os demais professores a exigirem daqueles que assinam, daqueles que determinam, daqueles que liberam os recursos.

Nossa paralisação não deve ser um movimento de isolamento da administração do Campus, mas, subsidia-lós com argumentos, com apoio, com esclarecimentos, e juntos, eles e nós, chamar a atenção da comunidade, das autoridades, dos envolvidos direta e indiretamente com o campus do IFBA em Irecê.

Por que nesta semana?

Pode haver colegas, professores ou alguma pessoa da administração, que tentarão, e até poderá  querer pressionar a turma por faltas, notas e outro tipo de pressão. Se isto ocorrer, bem, mostrará, e evidenciará da parte deles, o uso da força, da coação, da coerção bem como, indiferença a realidade do campus. Não estamos correndo, não estamos amarelando, não estamos agindo agora em função das avaliações. Pelo contrário! Como é que poderemos ser avaliados corretamente nas condições insuficientes que nos deram o IFBA, campus Irecê?

O fato é que passou-se o tempo de respostas. Terminou os prazos combinados. Acabaram as ofertas de prazos. Agora iremos ajudar com os protestos. Iremos reivindicar o que falta. A paralisação é o inicio do movimento.

E os professores?

Os professores tem seu posicionamento e eles são regidos por outras regras, leis e estatutos. Não irão, ou, não devem tomar partidos. Não devem se envolver. Não devem aconselhar. E, devem estar no campus nos horários de suas respectivas aulas. Deles sabemos que nenhum apoio, mas, se algum deles chegar a comentar a paralisação em apoio, claro que iremos agradecer.

E os colegas?

Sabemos que, ainda que todos que lá estiveram na aula, assinaram a participação, sabemos que alguns temerão ficar sem as notas das avaliações desta semana. Por isto, medidas serão adotadas para auxiliar tais colegas em seus temores, em seus receios, bem como iremos procurar fazer todo o possível para melhorar a situação do campus.

E nossas reinvindicações votadas desde o inicio da turma foram entre outros:

  • Laboratório de informática;
  • Material didático;
  • Água e transporte escolar;
  • Material audiovisual e auxiliar para os professores e alunos.

Turma diminuída e diminuindo!

Desde o inicio das aulas até a presente data, transcorreram 46 dias. Por motivos diversos e por dificuldades diversas, a turma de Informática tem perdido sistematicamente a frequência dos colegas. Por alto, a cada 3 dias, desde o inicio, um colega desistiu. Quanto tempo para se ENXUGAR a turma será necessário?

Viemos medindo a insatisfação entre nós, desde o inicio das aulas. a ponto de sabermos, e obtermos informações de cada um dos colegas, o que tem contribuido para a insatisfação e desgosto. Em percentuais diversos, nossas enquetes apontam  para as mais variadas dificuldades, entre elas, os conteúdos e a falta de material didático, falta de material ilustrativo e de apoio, faltas na infraestrutura. Nós, as turmas da noite, com raras exceções, temos água nos sanitários, água para beber, quando tem, falta copo, e não temos papel higiênico nos sanitários. Não ter, tem sido a regra!

Nós tivemos a paciência necessária. Insistimos e nos dispusemos a ajudar. Procuramos meios de auxiliar a administração do Campus de Irecê. Agora, com a paralisação, procuraremos dar visibilidade, divulgação e ampliar nossas vozes na comunidade de Irecê e na região, para que se possa ter tempo e disposição para a busca de solução.

Quem é que vai reclamar de um Campus do IFBA em Irecê. Nenhum de nós. Mas, quantos estão satisfeito como o campus está neste momento?

Juntos somos fortes!

sábado, 14 de maio de 2011

Sua participação é importante!

Devemos agir rápido! Antes das provas de Algoritmo e da prova de Matemática. Afinal, se paralisarmos antes das provas, tudo ficará paralisado, inclusive, as provas, da semana. Assim, a votação da paralisação deve ser rápida.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Seminário: Preconceito Linguistico

O prof. Alex, da matéria de Português marcou a apresentação de seminário para o conteúdo do Livro Preconceito Línguistico.

A turma foi dividida em grupo. No dia da apresentação todos teremos 15 minutos para apresentar os capítulos do livro.  No seminário todos devem fazer de acordo com a lista abaixo.

1) – Apresentação usando slides ou Transparências;
2) – Delimitação de espaço e tempo, todos teremos 15 minutos
3) - Confecção Paper (Resumo Esquemático);

a). Com logomarca do IFBA

b). Informações sobre a turma

c). Equipe de trabalho

d). Lista de conteúdo do trabalho;


4) - Tomar nota das outras paletras dos colegas;
5) - Será exigido Resenha do Livro: Preconceito Linguistico.

Para a próxima aula, os alunos que ainda não apresentaram o trabalho deverão fazê-lo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Para que servirá estas tralhas que Jonatas ensina

Entre as muitas perguntas que faz sobre o curso de Informática no IFBA, talvez as mais repetida sejam:

  • Para que isto vai me servir no dia-a-dia depois do curso?
  • Não tem exemplos práticos para serem dados?
  • Temos que aprender estas regras e comandos chatos?
  • etc.

A resposta é que Sim, ainda que para alguns se use a palavra INFELIZMENTE, ainda assim, será SIM.

Vou tentar demonstrar na prática para que servirá estes comandos, as repetições, as leituras de variáveis, o saber calcular, o saber trocar variáveis, localizar valor maior, valor menor, contar números, contar pares, contar impares… estas coisas todas.

Estas aulas, o objetivo é fazer com que todos tenhamos noções de como realizar certas tarefas. Quando, e desde que estejamos praticando no computador, você vai ver que estas aulas, foram de fato as melhores aulas que tivemos.

Veja esta imagem abaixo e leia abaixo as explicações:

ESTOQUE

Cada item na imagem que está de AZUL, é o que estamos aprendendo com o ESCREVA. Desde agora, até no final de sua vida profissional, todas as vezes que você tiver que orientar o usuário a fazer alguma atividade, você vai ter que usar o ESCREVA. Nesta imagem, está claro o uso do ESCREVA, ainda que de forma diferente, será assim no futuro que iremos usar.

As partes marcadas em VERDE, é o que estamos aprendendo como LEIA. Veja que não importa, se é o inicio ou se já é programador profissional, a base é esta: ESCREVA na tela a explicação para o usuário e LEIA o que o usuário digitou.

Nos dois campos em que estão apontadas com as setas vermelhas, devem ser assim entendidas.

SE TIPO = ENTRADA e DATA = 31/01/2008 então

Os itens abaixo: unidade, quantidade, fornecedor, nota fiscal, valor unitário e observação, serão preenchidos dependendo dos campos marcados com as setas.

Então não pensem que estes exemplos não terá ligação com a sua vida profissional futura. É o contrário. Elas jamais sairão de sua vida profissional.

Já o botão NOVO que também está marcado, pode ter usado o comando ENQUANTO, ou REPITA. Para demonstrar da forma que estamos estudando, ficaria assim os comandos:

ENQUANTO (estiverem clicando em OK) FACA

Se você tiver optado pelo uso do comando REPITA talvez assim:

REPITA

… todos os itens da imagem

ATE alguém CLICAR EM OK

Será assim sempre!

Algoritmo: Exercício 4 – Ler 20 números e listar o maior e o menor

4. Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 20 números inteiros e mostre qual foi o maior e o menor valor fornecido

Para o exercício 4 não consegui solucionar por conta. Fui na internet e encontrei esta solução. Simples a solução depois que se vê.

algoritmo "menor e maior valor de 20”

var
numeros,k, maiorNumero, menorNumero:inteiro

// neste bloco das variaveis foram declaras todas as variaveis do tipo inteiro.
// A variavel k, será usada no laço PARA … FIM PARA.
//A variavel MaiorNumero guarda o maior número
//A variavel menorNumero guarda o menor número

inicio

maiorNumero <- 0
menorNumero <- 999

// O segredo é este acima: a variavel maiorNumero recebe o menor valor
// A variavel menorNumero recebe o maior valor.

Para k de 1 ate 20 faca
escreva ("Digite 20 Números ",k,": ")
Leia(numeros)
       Se(numeros > maiorNumero) entao
       maiorNumero<- numeros
       fimse
       se(numeros < menorNumero) entao
       menorNumero <- numeros
       fimse
fimpara

escreval("O maior número é: ", maiorNumero)
escreval("O menor número é: ", menorNumero)

fimalgoritmo

Eu não consegui resolver por um simples detalhe, a saber, não fiz a atribuição inversa para o maior número = 0 (zero) e o menor como sendo 999.

Algoritmo: Capitulo 3 do livro

O prof. Jonatas insistiu ontem na aula que devemos ler, estudar e escrever mais exercicios. Também repetiu que devemos ler o capitulo 3 do livro recomendado. Separei o capítulo 3, e estou disponibilizando para download.

Capitulo 3: Estrutura de Repetição – Forbollone

Vou continuar estudando e resolvendo os demais exercícios. Assim que encontrar o melhor código eu publico aqui.


 

Algoritmo: exercícios 3

3. Ler 30 números e exibir a soma dos números que são divisíveis por 5.

Para esta tarefa, deve-se lembrar de uma regra básica da matemática que diz que um número é divisivel por 5, quando ele termina em 0 ou em 5. Fica tudo no MOD 5=0. Demorei até construir o algoritmo que funcionasse, mas, eis aqui como ficou o meu.

algoritmo "Ler 30 números e exibir a soma dos números que são divisíveis por 5. "

// Função : Repetião e variaveis
// Autor :  Adao Braga
// Data : 10/05/2011
// Seção de Declarações
var
numero,soma,n:inteiro

inicio

soma<-0

para n de 1 ate 30 faca
     escreva("Numero: ")
      leia(numero)

      se ((numero mod 5)=0) entao
          escreval("Multiplo de 5")
          soma<-numero+soma
      senao
          escreval("Não é multiplo de 5")
     fimse
fimpara

escreva(soma)

// Seção de Comandos
fimalgoritmo

terça-feira, 10 de maio de 2011

ALGORITMO: Exercicios 5 e 6

5. O que será impresso pelo algoritmo a seguir? 

"programa numero" 
// duas variaves do tipo real foram declaradas

var

y,x:real    
// inicio de execução do algoritmo

inicio

// as duas variaveis x e y recebem respectivamente 5 e 9

     x<-5;
     y<-9;


// Faz uma repetição usando o ENQUANTO, e a regra é que

enquanto ( x < 10 ) faca


// ENQUANTO a variavel x for menor que 10 fazer os seguintes cálculos
// variavel x recebe o valor de x mais 0,5
// variavel y recebe o valor de y menos 1

          x<-x+0.;
          y<-y–1


// fim do laço

fimenquanto;

// escrever o conteudo das variaveis que serão os valores
// x=10 e y= -1


     escreva(x);
     escreva(y);


// encerra-se o algorimo
   fim. 
    
6. Escreva um algoritmo para imprimir o fatorial de um número inteiro fornecido pelo usuário.O fatorial de um número N(representado por N! É calculado pela fórmula N=1 X 2 X 3 X ... X(n1) Xn.


Se você estiver utilizando o VisualG, é só copiar e colar para ver como funciona. Senão estiver usando, é só estudar.

algoritmo "FATORANDO NUMEROS"
// Função : FATORAR UM NUMERO
// Autor : Adão Braga e Deusdedith
// Data : 10/05/2011
// Seção de Declarações
// Declaramos duas variaveis: numeroFatorar e resultado. As duas, do tipo inteiro.

var
numeroFatorar, resultado : inteiro
inicio

// Pede para o usuário digitar o número a ser fatorado.
// Fatorar é multiplicar os números até o numero dado.
// Exemplo: fatorar 6 é igual a: 1 vezes 2 vezes 3 vezes 4 vezes 5 vezes 6 = 720

escreva("Qual o numero? ")
leia(numeroFatorar)

// Neste bloco acima, o usuário é solicitado para digitar o numero.

    resultado<-1

// Aqui: variavel RESULTADO recebe o valor de 1
// No bloco abaixo que inicia o enquanto, o algoritmo repetirá
// ENQUANTO a variavel "numeroFatorar"  for maior que 1

     enquanto (numeroFatorar > 1) faca
                 resultado<-(resultado*numeroFatorar)
                 numeroFatorar<-(numeroFatorar-1)
                 escreval("Fatorial: ", resultado)
     fimenquanto

// A variavel RESULTADO recebe outro valor, que é 1 multiplicado pelo
// conteúdo da variavel numeroFatorar.
// Em seguida, a variavel "numeroFatorar", o seu conteúdo diminuido de 1
// O algoritmo apresenta o resultado na  tela.

fimalgoritmo

Avisos!

Foi enviado para todos os e-mail cadastrado na lista da turma o material de Eletroeletrônica. Confira sua caixa de entrada. Se não chegou, enviei um e-mail para subsequenteirece@gmail.com para que se cadastre o seu e-mail na lista.

Ai abaixo a imagem dos ganhos da turma no mês passados. Nosso primeiro mês como parceiros do google adsense.

ganhos-adsense

Pelo ritmo do primeiro mês, chegaremos no final do curso com 144 dolares, muito pouco para a viagem que estamos planejando fazer.

O seguinte e-mail sempre retorna como destinatário não encontrado.

 maysa.rock@hotmail.com

Se você não tá recebendo o contéudo, os e-mail da turma subsequenteirece@gmail.com, é só enviar um e-mail para este endereço para ser cadastrado(a).

Bons estudos!

Correção da tarefa de Inglês

Abaixo uma imagem de como ficou a correção da tarefa de Inglês. Bem como há ai, os dois e-mail em que se pode trocar informações, pegar informações dos professores.

correcao-ingles

Além do preenchimento das lacunas, foi comentado a tradução de cada uma das frases.

sábado, 7 de maio de 2011

Autodidata ou não?

A enquete que perguntava:

Você concorda que para a programação dos computadores devemos ser "meio que autodidatas"?

  • Sim! Oxeee, eu sempre fui
  • Não: espero que ensine e eu aprenda

Ela chegou ao fim. E o resultado foi este:

54% votou que NÃO!

Não quer ser um autodidatas. Que deseja que os professores tenham e que passem bem o conteúdo no IFBA. E que seja conteúdo suficiente para que se aprenda, e que saia do curso sabendo o conteúdo.

45% votou que SIM!

Que sempre foram autodidatas, e que neste curso no IFBA campus Irecê, no subsequente, continuarão a ser AUTODIDATAS.

Já tem outras enquetes ao lado. Participe!

Aulas de Introdução a Tecnologia: Internet

O prof Jeime já adentrou no assunto de Internet, intranet e extranet. O que as vezes complica é a quantidade de siglas e signifcados. Mas, vamos ao conteúdo logo abaixo, que foi copiado do Site Brasil Escola. Eis ai o link.

A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.

A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos:

  • · Dados
  • · Voz
  • · Vídeo
  • · Multimídia

Devido a recursos cada vez mais "pesados", uma maior velocidade das transmissões torna-se cada vez mais necessária.

O "caminho" percorrido por um pacote de dados, a título de exemplo, nem sempre segue da fonte direto ao destino, pelo contrário, isto é até bem raro. Mais comum, são os dados percorrerem caminhos diversos, passando por n computadores até o destino, visando sempre o menor trajeto; apesar disto, o processo é bem rápido.

Com a aparição e uso mais difundido das Intranet's, integrando redes internas de grandes empresas com a Internet, a utilização da mesma vem sendo cada vez mais diversificada.

Com a expansão do uso, causado pelo grande Boom da Internet nos últimos anos - até em grande parte um modismo - todos os usuários vêm sofrendo com as sobrecargas de informação nos horários de grande utilização (conhecidos como "gargalos"); resta apenas a dúvida sobre até quando a Internet, como nós conhecemos hoje, vai sobreviver. - A Internet II já está em fase de teste para implantação.

História da Internet

A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) objetivando conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969.

Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projeto à disposição, para trabalhar. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.

A Universidade da Califórnia de Berkley implantou os protocolos TCP/IP ao Sistema Operacional UNIX, possibilitando a integração de várias universidades à ARPANET.

Nesta época, início da década de 80, redes de computadores de outros centros de pesquisa foram integrados à rede da ARPA. Em 1985, a entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou os supercomputadores do seu centro de pesquisa, a NSFNET, que no ano seguinte entrou para a ARPANET. A ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais (backbone) de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era a INTERNET.

Dois anos depois, em 1988, a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresa de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS).

Em 1990 o backbone ARPANET foi desativado, criando-se em seu lugar o backbone Defense Research Internet (DRI); em 1991/1992 a ANSNET, que passou a ser o backbone principal da Internet; nessa mesma época iniciou-se o desenvolvimento de um backbone europeu (EBONE), interligando alguns países da Europa à Internet.

A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.

Como Funciona a Internet

Clique nesta imagem para você ver as ligações de backbone na internet mundial. Link da imagem: IVCI.

international_network_backbone

Uma das dúvidas mais freqüentes sobre a Internet é: quem controla seu funcionamento? É inconcebível para a maioria das pessoas que nenhum grupo ou organização controle essa ampla rede mundial. A verdade é que não há nenhum gerenciamento centralizado para a Internet. Pelo contrário, é uma reunião de milhares de redes e organizações individuais, cada uma delas é administrada e sustentada por seu próprio usuário. Cada rede colabora com outras redes para dirigir o tráfego da Internet, de modo que as informações possam percorrê-las. Juntas, todas essas redes e organizações formam o mundo conectado da Internet.

Para que redes e computadores cooperem desse modo, entretanto, é necessário que haja um acordo geral sobre alguns itens como procedimentos na Internet e padrões para protocolos. Esses procedimentos e padrões encontram-se em RFCs (requests for comment ou solicitações para comentários) sobre os quais os usuários e organizações estão de acordo.

Diversos grupos orientam o crescimento da Internet ajudando a estabelecer padrões e orientando as pessoas sobre a maneira adequada de usar a Internet. Talvez o mais importante seja a Internet Society, um grupo privado sem fins lucrativos.

A Internet Society suporta o trabalho da Internet Activities Board (IAB), a qual controla muitas das emissões por trás das cenas e arquitetura da Internet.

A Internet Engineering Task Force da IAB é responsável pela supervisão do envolvimento dos protocolos TCP/IP da Internet.

A Internet Research Task Force da IAB trabalha na tecnologia da rede. A IAB também é responsável pela designação de endereços IP da rede através de Internet Assigned Numbers Authority. Além disso, dirige a Internet Registry (Central de Registros da Internet), que controla o Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio) e trata da associação de nomes de referência a endereços IP World Wide Web Consortium (W3 Consortium, Consórcio da Teia Mundial) desenvolve padrões para a evolução da parte de crescimento mais rápido da Internet, a Teia Mundial (World Wide Web).

Um consórcio da indústria, controlado pelo Laboratory for Computer Science no Massachusetts Institute of Technology, colabora com organizações por todo o mundo, como o CERN, os originadores da Teia. Ele serve como um depósito de informações sobre a Teia para desenvolvedores e usuários; implementa padrões da Teia e realiza protótipos, e usa aplicações exemplo para demonstrar nova tecnologia.

 

backbone rnp

Rede Nacional de Pesquisa. Se você quiser conhecer detalhes sobre a RNP, clica no link e clique em cada ponto vermelho.

Enquanto essas organizações são importantes como um tipo de "cola" para manter a Internet unida, no coração da Internet estão redes locais individuais. Essas redes podem ser encontradas em empresas privadas, universidades, agências governamentais e serviços comerciais. São fundadas separadamente uma das outras através de várias formas, como taxas de usuários, suporte de associados, impostos e doações.

As redes são conectadas de vários modos. Para fins de eficiência, as redes locais unem-se em consórcios conhecidos como redes regionais. Uma variedades de linhas arrendadas conectam redes regionais e locais.

As linhas arrendadas que conectam redes podem ser tão simples como uma única linha telefônica ou tão complexas com um cabo de fibra ótica com enlaces de microondas e transmissões de satélite.

Backbones (alicerces) - linhas de capacidade extremamente alta - transportam grandes quantidades tráfego da Internet. Esses backbones são sustentados por agências governamentais e por corporações privadas. Alguns backbones são mantidos pela National Science Foundation.

Como a Internet é uma organização livre, nenhum grupo a controla ou a mantém economicamente. Pelo contrário, muitas organizações privadas, universidades e agências governamentais sustentam ou controlam parte dela. Todos trabalham juntos, numa aliança organizada, livre e democrática. Organizações privadas, variando desde redes domésticas até serviços comerciais e provedores privados da Internet que vendem acesso à Internet.

O governo federal sustenta alguns backbones de alta velocidade que transportam o tráfego da Internet pelo país e pelo mundo, através de agências como o National Science Foundation. O vBNS extremamente rápido (very high-speed Backbone Network Services), por exemplo, fornece uma infra-estrutura de alta velocidade para a comunidade da pesquisa e educação unindo centros de supercomputadores e que possivelmente, também fornecerá um backbone para aplicações comerciais.

Redes regionais fornecem e mantêm acesso dentro de uma área geográfica. Redes regionais podem consistir de pequenas redes e organizações dentro da área que se uniram para oferecer um serviço melhor.

Os Centros de Informações em Rede (Network Information Centers), ou NICs, ajudam as organizações a utilizar a Internet. O InterNIC, uma organização mantida pela National Science Foundation, auxilia os NICs em seu trabalho.

O Internet Registry registra os endereços e conexões entre endereços e nomes de referências. Os nomes de referências são nomes fornecidos às redes conectadas à Internet.

A Internet Society é uma organização privada, sem fins lucrativos, que elabora recomendações tecnológicas e de arquitetura pertinentes à Internet, como sobre como os protocolos TCP/IP e outros protocolos da Internet devem funcionar. Esse órgão orienta a direção da Internet e seu crescimento.

Os provedores de serviços da Internet vendem conexões mensais à Internet para as pessoas. Eles controlam seus próprios segmentos da Internet e também podem fornecer conexões de longa distância chamadas backbones. As companhias telefônicas também podem fornecer conexões de longa distância à Internet.

Aula de Inglês: 06 de maio 2011–Usos de A e AN

Study these nouns

a supermarket    tecnology    a computer     money

Supermarket and computer are countable nouns
We say a supermarket and supermarkets

Study this paragraph.

Computers have many uses. In shops a computer scans the price of each item. Then the computer calculates the total cost of all the items.

We use a plural noun with no article, or an uncountable noun, when we talk about things
in general.

Computers have many uses.
Information technology is popular.

We use a/an when we mention a countable noun for the first time

In shops a computer scans the price of each item

When we mention the same noun again, we use the

The computer calculates the totl cost.

We use the with countable and uncountable nouns to refer to specific things

The price of each item
The total cost of all the items
The speed of this computer

Tradução do texto acima


Estude esses substantivos

uma tecnologia       um supermercado           dinheiro            computador

Supermercado e computador são substantivos contáveis.
Dizemos que um supermercado e supermercados

Estude este paragrafo.

Os computadores têm muitos usos. Em lojas, um computador informática um verifica o preço de cada item. Em seguida, o computador calcula o custo total de todos os itens.

Nós usamos um substantivo no plural sem artigo, ou um substantivo incontável, quando falamos de coisas em geral.

Computadores têm muitos usos.
A tecnologia da informação é popular.

Nós usamos um / uma, quando falamos de um substantivo contável pela primeira vez

Nas lojas um computador verifica o preço da cada item.

Quando falamos o mesmo substantivo, novamente, nós usamos o

O computador calcula o custo total.

Usamos o com substantivos contáveis ​​e incontáveis para se referir a coisas específicas

O preço de cada item
O custo total de todos os itens
A velocidade deste computador

Explicações:

Os artigos:

The: o, a, as, os
A; An: um, uma, uns, umas

a: usa-se antes de palavras que iniciam com consoantes

an: Usa-se antes de palavras que iniciam com vogais.

Aula de Inglês: 06 de maio de 2011

O conteúdo de Inglês foi baseado no seguinte livro que nosso colega Robson trouxe e que agora disponibilizo por link, e também estou enviando para o e-mail de todos. Quem não recebeu no e-mail, ainda pode ter recebido o link pelo grupo.

E senão, ainda em este link do 4shared, nossa pasta de compartilhamento, que tem a mesma senha, e que todos os colegas podem disponibilizar material.

Material de Inglês, baixe o livro: Basic_English_for_Computings

Atenção também no e-mail da turma, pois, o prof. Eduardo enviou uma tarefa. Reencaminhei. Se não recebeu, entre no e-mail e faça o download do conteúdo.

TASK 3

Listening: Compute Uses

Match these words (1-8) to the correct locations (a-d)

1 games 5 flight a) a factory
2 machines 6 letters b) a supermarket
3 tickets 7 barcode readers c) a travel agent
4 wages 8 tills d) a home

É para, dentro da lista numerada, associar com a lista da direita, elencada alfabeticamente.

TASK 4

listen to the tape. Identify which place is described in each extract

Identifique os lugares descritos em cada extrato.

TASK 5

Texto trabalhado na sala: O prof. Eduardo trabalho e explicou o seguinte texto em sala de aula.

Home Work – correction

home            art
hospitals        banking
engineering        libraries
shopping        film-making
television advertising    schools

Computers are part of our everyday lives. They have an effect on almost everything you do.

When you buy groceries at a supermarket, a computer is used  with laser and barcode technology to scan the Price of each item and present a total.

Barcoding items (clothes, food, and books) requires a computer to generate the barcode labels and maintains the inventory.

Most television advertinsements and many films use graphics produced by a computer.

In hospitals, bedside terminals connected to the hospital´s main computer allow doctors to type in orders for bloog tests and to Schedule operations.

Banks use computers to look after their costumers Money.

In libraries and bookshops, computers can help you to find the book you want as quickly as possible.

A tradução no Google tradutor ficou assim:

Dever de Casa – correção

Os computadores são parte de nosso cotidiano. Eles têm um efeito sobre quase tudo que você faz.

Quando você compra mantimentos em um supermercado, um computador é usado com a tecnologia laser de leitura de código de barras para verificar o preço de cada item e apresenta um total.

Código de Barras itens (roupas, alimentos e livros) exige um computador para gerar as etiquetas de código de barras e mantém o inventário. advertinsements maioria de televisão e filmes muitos usam gráficos produzidos por um computador.

Em hospitais, terminais de cabeceira conectada ao computador principal do hospital permitir aos médicos tipo de encomendas para os testes bloog e para agendar as operações.

Os bancos usam computadores para cuidar de seu dinheiro de clientes.

Em bibliotecas e livrarias, os computadores podem ajudá-lo a encontrar o livro que você quer o mais rapidamente possível.