quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Programar em C: calcular média de números pares digitados.

Recebemos o seguinte exercício para fazer em casa:

Construa um algoritmo que calcule a media aritmética de um conjunto de números pares que forem fornecidos pelo usuário. O valor de finalização será a entrada do número zero. Observe que nada impede que o usuário forneça quantos números impares quiser, com a ressalva de que eles não podem ser acumulados.

Como é que eu fiz o meu exercício? Eu separei em partes. Veja como ficou dividido:

  1. Pegar os dados do usuário;
  2. Repetir até que se digite zero;
  3. Verificar se o número é par, e guardar o valor em variável;
  4. Somar os números pares e guardar em uma variável;
  5. Calcular a média dos números pares;
  6. Resolver a questão de Zero ser par;

1 – Como pegar o conjunto de números do usuário? O código abaixo resolve:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>

main()
{
int numeros;
printf("Digite os numeros: ");
scanf("%d",&numeros);
};



2 e 3)  – Para repetir até digitar zero, e verificar se o número digitado é par, e guardar o valor em variável, e também, escrever o número total de números pares digitados na tela; é o código abaixo, e veja que zero é contado como sendo número par:

/* uso das bibliotecas*/
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>

// inicio do programa com a função MAIN()
main(){

int numeros,contapares=0,contanum=0;
do
{
printf("Digite numeros: ");
scanf("%d",&numeros);

if (numeros % 2 == 0)
{
contanum++;
}
}while(numeros !=0);

printf("Quantidade de pares .....: %d \n",contanum);
printf("\n\n");
getche();
};
4,5 e 6) -  Até aqui o programa faz o seguinte: recebe os números; repete até que zero seja digitado; verifica se é par; armazena a quantidade de números pares na variável contanum; 
Para somar os números pares digitados e calcular a média, e evitar que zero seja incluído no calculo da média. Eis o código abaixo.
/* uso das bibliotecas*/
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>

// inicio do programa com a função MAIN()
main(){

int numeros,i,contapares=0,contanum=0;
double mediapar;

do
{
printf("Digite numeros: ");
scanf("%d",&numeros);

if (numeros % 2 == 0)
{
contapares += numeros;
contanum++;
}
}while(numeros !=0);

contanum--;
mediapar = (contapares/contanum);

printf("\n\n");
printf("\t\t============ RESULTADOS ============== \n");
printf("\t\tSoma dos Pares .....: %d \n",contapares);
printf("\t\tQuantida pares .....: %d \n",contanum);
printf("\t\tMedia dos pares ....: %.2lf \n",mediapar);
printf("\t\t============ RESULTADOS ============== \n");
printf("\n\n");
getche();
};


 



Reinicio do semestre

Caros colegas do curso de Informática Subsequente reiniciamos as atividades escolares nesta última terça-feira 11/09/2012. E, desde já, em apenas dois dias, já temos melhoras, e confirmações de mudanças, bem como, reconhecimento de que certas atitudes continuam a mesma.

Sei que todos ouvimos, mas, não sei quantos se atentaram para a frase: “O curso dos meninos do integrado é de quatro anos, e o de vocês dois anos! E temos que dar para vocês todo o conteúdo.”

Desde o inicio que temos reclamado desta realidade e vemos cada dia mais se perpetuar esta ideia e esta prática. Não é que temos que ter o conteúdo de 4 anos, empurrado, jogado, largado de qualquer jeito, e quem conseguir pegar, pegou! Quem não conseguiu, é por que o curso é dificil e ai, é que ocorre a verdadeira seleção dos bons e dos ruins.

Não é assim! E desde os primeiros dias do curso que tenho insistido com isto. A coordenação do curso, e ou a instituição IFBA deve programar o curso do subsequente de forma diferente do curso do Integrado. São cursos diferentes, e não justifica haver esta razão de 4 para 2.

  • Como é que se faz para comprimir o conteúdo de 4 anos em 2 e manter a qualidade?
  • Como é que se faz para comprimir o conteúdo de 4 anos em 2 e garantir a transferência do conteúdo?

Se insiste em querer fazer do curso técnico um mini curso superior, exigindo de cada aluno, o auto aprendizagem; exige que sejamos autodidatas. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos eis os temas que podem ser abordados:

  • Lógica e linguagens de programação
  • Sistemas operacionais
  • Hardware
  • Interpretação de especificações de sistemas computacionais
  • Banco de dados

Não é, veja bem,! não é obrigatório que saiamos do curso experts em programação, e sim, que se saiba a lógica e que se conheça as linguagens, e não é o que se vê no curso. No final do segundo semestre, o professor quis exigir a confecção de um sistema completo.

O foco dos cursos técnicos não deve ser o que eles estão impondo neste curso, e é tanto verdade, que já é visivel algumas mudanças no conteúdo deste semestre.