quinta-feira, 3 de abril de 2014

Criando um projeto no Eclipse: Usando System.out.println ou JOptionPane.

Nesta noite de quarta-feira, 02/04/2014 retornei aos estudos lá no IFBA. O professor pediu para criarmos um projeto usando a IDE Eclipse. E, aqui está, dois exemplos de como fazer o que foi pedido.

1 - Criar um projeto. Com a IDE Eclipse já aberta, faça os passos abaixo e em seguida.

- Clicar em File, New, Projet - Veja a imagem.


Se você clicar em Project, vai ter a seguinte tela para você clicar em Java Project. Se estiver disponível, clique logo em Java Project, e dê um nome para o projeto. Segundo as regras, o nome do projeto tem que iniciar com Letra MAIÚSCULA.



Na próxima tela, digite o nome do seu projeto, e clique em Finish. A tela do Eclipse ficará assim, como mostra a imagem abaixo. Veja que eu coloquei o nome do projeto de AulasJava. Você pode colocar o nome que desejar para seus projetos, ou, nomes significativos.


Agora, tenho que criar uma Classe Principal, digitar um comando e executar o programa. O programa exibirá uma mensagem na tela ou no console da IDE Eclipse. Vamos adiante.

2 - Criar a classe principal A classe principal é a classe que executa o programa. E, é muito fácil criar. Siga os exemplos.

Com o botão direito do mouse, clique no nome do seu projeto. Aponte para NEW; Aponte e clique em Class.

Isto é suficiente para o Eclipse exibir sua classe já como mostro nesta imagem abaixo. Em que, aparece o código inicial da classe principal que é identificada por este conjunto de código:

public class Principal {
public static void main(String[] args)


Agora é que vem a parte que você tem que escrever alguns comandos.  Onde está, na imagem acima, apontada com a seta preta, e com a frase em vermelho: Escreverás os código neste espaço aqui. (Ignore o erro de concordância. Não farei outra imagem para corrigir este errinho)

Se, neste espaço você escrever o seguinte código: System.out.println("Iniciando as aulas de Java do Semestre"); Como está na imagem abaixo, o Eclipse vai apresentar no Console, a frase entre aspas.


Para fazer o programa funcionar, clique, como mostro na imagem abaixo com as setas.



Incrementando o Projeto usando o JOpionPane.

Se no lugar do System.out.println("Iniciando as aulas de Java do Semestre"); você optar, e quiser aprender a usar um pouco do JOptionPane, basta substituir um comando pelo outro como mostra a imagem abaixo.


Com a mudança dos comandos, há pelo menos três mudanças na tela.
1 - A importação do javax.swing.JOptionPane, que o IDE Eclipse faz automático;
2 - A inserção do JOptionPane.showMessageDialog, exibe uma janela com a mensagem.

Simples fácil. Faça também!