Caros colegas do curso de Informática Subsequente reiniciamos as atividades escolares nesta última terça-feira 11/09/2012. E, desde já, em apenas dois dias, já temos melhoras, e confirmações de mudanças, bem como, reconhecimento de que certas atitudes continuam a mesma.
Sei que todos ouvimos, mas, não sei quantos se atentaram para a frase: “O curso dos meninos do integrado é de quatro anos, e o de vocês dois anos! E temos que dar para vocês todo o conteúdo.”
Desde o inicio que temos reclamado desta realidade e vemos cada dia mais se perpetuar esta ideia e esta prática. Não é que temos que ter o conteúdo de 4 anos, empurrado, jogado, largado de qualquer jeito, e quem conseguir pegar, pegou! Quem não conseguiu, é por que o curso é dificil e ai, é que ocorre a verdadeira seleção dos bons e dos ruins.
Não é assim! E desde os primeiros dias do curso que tenho insistido com isto. A coordenação do curso, e ou a instituição IFBA deve programar o curso do subsequente de forma diferente do curso do Integrado. São cursos diferentes, e não justifica haver esta razão de 4 para 2.
- Como é que se faz para comprimir o conteúdo de 4 anos em 2 e manter a qualidade?
- Como é que se faz para comprimir o conteúdo de 4 anos em 2 e garantir a transferência do conteúdo?
Se insiste em querer fazer do curso técnico um mini curso superior, exigindo de cada aluno, o auto aprendizagem; exige que sejamos autodidatas. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos eis os temas que podem ser abordados:
- Lógica e linguagens de programação
- Sistemas operacionais
- Hardware
- Interpretação de especificações de sistemas computacionais
- Banco de dados
Não é, veja bem,! não é obrigatório que saiamos do curso experts em programação, e sim, que se saiba a lógica e que se conheça as linguagens, e não é o que se vê no curso. No final do segundo semestre, o professor quis exigir a confecção de um sistema completo.
O foco dos cursos técnicos não deve ser o que eles estão impondo neste curso, e é tanto verdade, que já é visivel algumas mudanças no conteúdo deste semestre.
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