terça-feira, 3 de maio de 2011

Ao menos a capacidade de entender e compreender

Não foi legal a maneira como o professor Jonatas comentou e falou com ao nosso colega e aluno do curso de Informática, modalidade subsequente. A questão exigia seriedade e não o comportamento que ele demonstrou ao aluno.

Não é só uma questão de entendimento. É mais do que isto. Envolve-se muito mais do que isto. E, a maneira como o professor reagiu deixou uma impressão de:

- E daí? E eu com isto que você quer desistir.

Pareceu, e ainda que não tenha sido a intenção o comportamento, a resposta, a maneira como ele tratou a questão de forma debochada. As expressões usadas também não foram lá muito didática.

Tratar qualquer pessoa em dificuldade como sendo ela a única responsável por suas dificuldades, é ignorar a influência do ambiente externo. E foi isto que vi. Foi isto que ouvi. Foi isto que percebi. O aluno que procurou auxilio não foi auxiliado, pelo contrário, ficou no ar a percepção: “Caramba como é que você não aprende isto?”

Há outros colegas em dificuldades na sala. E, a falta de material didático, a falta de apoio técnico, a falta de aulas práticas na elaboração de algoritmo, a falta de aulas dinâmicas e com melhor didática, melhores métodos, ficará difícil para grande parte dos colegas.

Espera-se dos professores ao menos a capacidade de entender e compreender, ter uma cosmovisão mais ampla do que, a que por ora temos tido contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário