quinta-feira, 7 de julho de 2011

O e-mail de Sandro a reitoria

Aos colegas do curso de Informática Subsequente Irecê. Eis abaixo cópia do e-mail que a reitora leu na sala.

From: sandrogoliver@hotmail.com
To: gabinete@ifba.edu.br
Subject: Situação critica no IFBA IRECÊ....
Date: Tue, 17 May 2011 11:43:38 +0000

Bom dia!

Prezado Reitora,

É com pesar que vimos solicitar a Vossa Senhoria ajuda, explicações, quiça uma intervenção para o Campus do IFBA na cidade de Irecê. Somos um campo recém inaugurado, onde a situação se encontra caótica e pior não vemos as devidas  providências para melhoria do mesmo serem tomadas. Não culpamos a direção atual do IFBA do nosso campus, e sim a sua instância maior, que simplesmente por um jogo político, nos entregou um campus sem a mínima estrutura para ser frequentado, falta-nos o básico do básico como por exemplo: água na instituição tanto para consumo como para uso, falta-nos papel nos banheiros, mais acima de tudo falta-nos o essencial ao qual esperamos desta Instituição condições de aprendizagem como exemplo cito: Laboratorios, Biblioteca, Material Didático, Condições para que os nossos Professores socializem os conhecimentos. Fala-se tanto em Educação mais criam-se espaços para nos ofereçer uma educação. Cara e estimada Reitora Aurina Oliveira, chamo a vossa atenção e espero obter do seu gabinete uma resposta favóravel, bem como soluções ou até um encaminhamento das nossas reivindicações. Venha nos fazer uma visita, venha ver a nossa situação, salas lotadas de besouros, enfim, se possível compareça ao campus de Irecê para escutar os alunos e ouvir nossas reclamações de direito. Termino este e-mail citando Cora Coralina: Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Grato,

Sandro Gomes
Aluno do Curso de Informática Subsequente Ifba Irecê

Pelo que vocês podem interpretar da leitura do texto em si, é que Sandro faz critica politica, e não critica direta a professora Aurina. Eu marquei em vermelho a parte do texto, que do jeito que está a professora se sente ofendida.

- Como é que Sandro poderia está ofendendo a reitora do IFBA quando todos sabemos que a implantação do IFBA em Irecê foi uma promessa e uma obra do Governo Federal?

- Houve, em algum momento da paralisação criticas à administração do campus em Irecê, ou a direção do Campi IFBA?

- Outra dado curioso, é que se Sandro enviou este e-mail para a instância superior, ou seja, para a reitoria, por que motivo ela pensa que Sandro está dirigindo-se a administração do campi como sendo instância superior?

Neste caso, instância superior, em questão e em referência, é ao MEC, ao ministro da Educação, e em última instância, ao presidente da época o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, e não, a senhora Aurina. Não mesmo!

Conversei com Sandro agora a pouco. E, de fato, a critica na marcação vermelha, ainda que não clara, foi com a seguinte ideia e intenção. Veja a diferença no texto:

Não culpamos a direção atual do IFBA do nosso CAMPI, e sim a sua instância maior, que simplesmente por um jogo político…

Esta foi a ideia da frase. Criticar não a administração local (campus Irecê) nem tão pouco a administração em Salvador (Campi IFBA), e sim, critica politica.

Sandro, estamos com você!

Juntos somos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário