terça-feira, 12 de abril de 2011

Aula de matemática: linguagem simbólica

Na segunda aula de matemática o professor seguiu com o assunto, e explicou o seguinte:

  • p: A lua é um satélite da terra;
  • q: O sol é uma estrela

Baseado nestas proposições fez no quadro a seguinte tabela:

Ling. Simbólica Linguagem corrente
~P A lua não é um satélite da terra;
Não é verdade que a lua é um satélite da terra
P ∧ Q A lua é uma satélite da terra e o sol é uma estrela
P ∨ Q A lua é um satélite da terra ou o sol é uma estrela
P → Q Se a lua é um satélite da terra ENTÃO o sol é uma estrela
P ↔ Q A lua é um satélite da terra SE e SOMENTE SE o sol é uma estrela
~P∧ Q A lua NÃO é um satélite da terra;
Não é verdade que a lua é um satélite da terra E o sol é uma estrela
~(P∧ Q) Não é verdade que: a lua é um satélite da terra OU o sol é uma estrela

Em seguida o professor fez várias proposições e explicações como abaixo transcrito.

Negação. A negação da proposição "P" é a proposição "~P", de maneira que se "P" é verdade então "~P" é falsa, e vice-versa. Veja os exemplos:

  • p: a noite está quente (Verdade)
  • ~p: a noite não está quente (Falso)

P

~P

V

F

F

V

Conjunção (E) - A conjunção é verdadeira se e somente se os operandos são verdadeiros
  • A cadeira é verde ( V)
  • O quadro é branco (V)
  • A cadeira é azul e o quadro é preto (F)
  • A cadeira é verde (V)
P Q P ∧ Q
V V V
V F F
F V F
F F F

Disjunção (OU) - A disjunção é falsa se, e somente se ambos os operandos forem falsos

  • A cadeira é verde ou o quadro é branco ( V)
P Q P ∨ Q
V V V
V F V
F V V
F F F

Condicional (Se... Então) [Implicação] - A conjunção é falsa se, e somente se, o primeiro operando é verdadeiro e o segundo operando é falso

  • A cadeira é verde ou o quadro é branco ( V)
P Q P → Q
V V V
V F F
F V V
F F V
Neste caso P é igual á antecedente e que Q é igual a CONSEQUENTE.

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