Na segunda aula de matemática o professor seguiu com o assunto, e explicou o seguinte:
- p: A lua é um satélite da terra;
- q: O sol é uma estrela
Baseado nestas proposições fez no quadro a seguinte tabela:
| Ling. Simbólica | Linguagem corrente |
| ~P | A lua não é um satélite da terra; Não é verdade que a lua é um satélite da terra |
| P ∧ Q | A lua é uma satélite da terra e o sol é uma estrela |
| P ∨ Q | A lua é um satélite da terra ou o sol é uma estrela |
| P → Q | Se a lua é um satélite da terra ENTÃO o sol é uma estrela |
| P ↔ Q | A lua é um satélite da terra SE e SOMENTE SE o sol é uma estrela |
| ~P∧ Q | A lua NÃO é um satélite da terra; Não é verdade que a lua é um satélite da terra E o sol é uma estrela |
| ~(P∧ Q) | Não é verdade que: a lua é um satélite da terra OU o sol é uma estrela |
Em seguida o professor fez várias proposições e explicações como abaixo transcrito.
Negação. A negação da proposição "P" é a proposição "~P", de maneira que se "P" é verdade então "~P" é falsa, e vice-versa. Veja os exemplos:
- p: a noite está quente (Verdade)
- ~p: a noite não está quente (Falso)
| P | ~P |
| V | F |
| F | V |
Conjunção (E) - A conjunção é verdadeira se e somente se os operandos são verdadeiros
- A cadeira é verde ( V)
- O quadro é branco (V)
- A cadeira é azul e o quadro é preto (F)
- A cadeira é verde (V)
| P | Q | P ∧ Q |
| V | V | V |
| V | F | F |
| F | V | F |
| F | F | F |
Disjunção (OU) - A disjunção é falsa se, e somente se ambos os operandos forem falsos
- A cadeira é verde ou o quadro é branco ( V)
| P | Q | P ∨ Q |
| V | V | V |
| V | F | V |
| F | V | V |
| F | F | F |
Condicional (Se... Então) [Implicação] - A conjunção é falsa se, e somente se, o primeiro operando é verdadeiro e o segundo operando é falso
- A cadeira é verde ou o quadro é branco ( V)
| P | Q | P → Q |
| V | V | V |
| V | F | F |
| F | V | V |
| F | F | V |
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