A turma de Informática, na modalidade Subsequente do Campus Irecê, resolveu nesta noite de segunda-feira (16/05/2011), e até terminar as negociações e obter respostas as reivindicações da turma, bem como, as reivindicações do Campus IFBA Irecê, ficaremos paralisados em protesto a situação em que se encontra o Campus.
Nós, como turma, já havíamos procurado a administração anteriormente para obter informações sobre o campus. Todas as vezes fomos atendidos. Em conversa na turma, ficou determinado uma trégua, e um prazo. O referido prazo já venceu. E, já passou mais de um tanto dos dias aprazados. Hoje decidimos a paralisação. Amanhã iniciaremos as negociações com a direção do IFBA, bem como iremos tomar as providências necessárias para informar a comunidade local e regional da situação.
A paralisação por parte da turma, teve apoio nesta noite, de 100% dos presentes. Todos assinaram a lista da ata da turma, bem como se comprometeram, a não enfraquecer o movimento de paralisação.
Se mantivermos a união demonstrada nesta noite, nós não só nos fortaleceremos como turma, como também poderemos apoiar a prof. Josélia, a diretora geral, bem como ao Juliano, Jonatas, Jeime e todos os demais professores a exigirem daqueles que assinam, daqueles que determinam, daqueles que liberam os recursos.
Nossa paralisação não deve ser um movimento de isolamento da administração do Campus, mas, subsidia-lós com argumentos, com apoio, com esclarecimentos, e juntos, eles e nós, chamar a atenção da comunidade, das autoridades, dos envolvidos direta e indiretamente com o campus do IFBA em Irecê.
Por que nesta semana?
Pode haver colegas, professores ou alguma pessoa da administração, que tentarão, e até poderá querer pressionar a turma por faltas, notas e outro tipo de pressão. Se isto ocorrer, bem, mostrará, e evidenciará da parte deles, o uso da força, da coação, da coerção bem como, indiferença a realidade do campus. Não estamos correndo, não estamos amarelando, não estamos agindo agora em função das avaliações. Pelo contrário! Como é que poderemos ser avaliados corretamente nas condições insuficientes que nos deram o IFBA, campus Irecê?
O fato é que passou-se o tempo de respostas. Terminou os prazos combinados. Acabaram as ofertas de prazos. Agora iremos ajudar com os protestos. Iremos reivindicar o que falta. A paralisação é o inicio do movimento.
E os professores?
Os professores tem seu posicionamento e eles são regidos por outras regras, leis e estatutos. Não irão, ou, não devem tomar partidos. Não devem se envolver. Não devem aconselhar. E, devem estar no campus nos horários de suas respectivas aulas. Deles sabemos que nenhum apoio, mas, se algum deles chegar a comentar a paralisação em apoio, claro que iremos agradecer.
E os colegas?
Sabemos que, ainda que todos que lá estiveram na aula, assinaram a participação, sabemos que alguns temerão ficar sem as notas das avaliações desta semana. Por isto, medidas serão adotadas para auxiliar tais colegas em seus temores, em seus receios, bem como iremos procurar fazer todo o possível para melhorar a situação do campus.
E nossas reinvindicações votadas desde o inicio da turma foram entre outros:
- Laboratório de informática;
- Material didático;
- Água e transporte escolar;
- Material audiovisual e auxiliar para os professores e alunos.
Turma diminuída e diminuindo!
Desde o inicio das aulas até a presente data, transcorreram 46 dias. Por motivos diversos e por dificuldades diversas, a turma de Informática tem perdido sistematicamente a frequência dos colegas. Por alto, a cada 3 dias, desde o inicio, um colega desistiu. Quanto tempo para se ENXUGAR a turma será necessário?
Viemos medindo a insatisfação entre nós, desde o inicio das aulas. a ponto de sabermos, e obtermos informações de cada um dos colegas, o que tem contribuido para a insatisfação e desgosto. Em percentuais diversos, nossas enquetes apontam para as mais variadas dificuldades, entre elas, os conteúdos e a falta de material didático, falta de material ilustrativo e de apoio, faltas na infraestrutura. Nós, as turmas da noite, com raras exceções, temos água nos sanitários, água para beber, quando tem, falta copo, e não temos papel higiênico nos sanitários. Não ter, tem sido a regra!
Nós tivemos a paciência necessária. Insistimos e nos dispusemos a ajudar. Procuramos meios de auxiliar a administração do Campus de Irecê. Agora, com a paralisação, procuraremos dar visibilidade, divulgação e ampliar nossas vozes na comunidade de Irecê e na região, para que se possa ter tempo e disposição para a busca de solução.
Quem é que vai reclamar de um Campus do IFBA em Irecê. Nenhum de nós. Mas, quantos estão satisfeito como o campus está neste momento?
Juntos somos fortes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário