A aula de algoritmo de hoje foi de comentários e explicações de algoritmo. O prof. Jonatas explicou os seguintes algoritmo. Veja abaixo os exemplos em que o objetivo é entender o uso do comando de repetição, ou o laço de repetição: enquanto… faça … fimenquanto.
algoritmo "Quantos número impares em 30"
// Função :
// Autor :
// Data : 03/05/2011
// Seção de Declarações
var
num, contaAsVezes, qtdimpar:inteiro
inicio
// Seção de Comandos
contaAsVezes <- 1
qtdimpar<-0
Nesta parte do código as duas variáveis recebem seus valores. A variável contaAsVezes recebe o valor 1, e esta variável vai contar a quantidade de vezes que será repetido o código.
enquanto ( contaAsVezes <= 30) faca
escreva("Informe um número: ")
leia(num)
Neste bloco de código é feito o inicio da repetição do enquanto. A variável contaAsVezes é quem limita a repetição do comando ENQUANTO, ou seja, enquanto a variável contaAsVezes não atingir o número máximo de 30 vezes, ele vai continuar a fazer.
Mas fazer o que? O algoritmo pedirá um número e vai contar quantos números dentre os 30 digitados, quantos são impares.
se ((num mod 2) <> 0) entao
qtdimpar <- qtdimpar + 1
fimse
Neste bloco, é feita a verificação do número digitado. Se o resto da divisão expressa em ((num mod 2) <> 0) for diferente de zero, então o número é IMPAR e assim, a variável qtdimpar recebe o seu conteúdo acrescido de mais 1.
contaAsVezes <- contaAsVezes + 1
fimenquanto
A parte final do código, antes de finalizar o enquanto, a variável contaAsVezes recebe dentro dela, o seu valor acrescido de 1. E se repetirá até o número máximo de 30 vezes que foi o valor determinado no inicio do comando ENQUANTO.
escreva("A quantidade de número impares é:", qtdimpar)
fimalgoritmo
Este foi um dos exercícios. Não esqueça de usar o software testar e entender o código. Se não está entendo como é que funciona, no momento de executar o código, use o F8 e não o F9. O F8 vai executando linha por linha. O uso é simples, vai apertando o F8 e obsevando as linhas sendo executadas e o resultado que vai aparecendo na tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário