domingo, 5 de fevereiro de 2012

Primeiro Projeto Java com Netbeans 7.1: Converter Velocidade

Na aula de ontem 04/02/2012 fizemos o primeiro programa usando o ambiente Netbeans. E o fizemos por completo. Iniciamos. Criamos a interface. Inserimos os rótulos, os campos de textos, o botão e inserimos o código.

O programa é muito simples: Converter um determinado número dado em milhas para o equivalente em quilômetros. Além do que foi feito em sala de aula, eu modifiquei o meu. Inserir mais dois botões. Alterei o rótulo em que a saída das informações é apresentada. Veja como ficou o formulário final, e uma tela depois de executado.

image

Eu inserir o botão LIMPAR que reconfigura os campos preenchidos em campos sem dados. E o botão SAIR que ao clicar fecha o formulário e a aplicação. Depois de executado fica assim:

image

O Botão Sair. O botão sair executa  o seguinte código:

private void Botao_SairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                  
System.exit(0);
}



O Botão Limpar. O botão LIMPAR executa o seguinte código:

private void LimpaFormActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt){ jTextField1.setText("");
aparecer.setText(null);}

O Botão Calcular. O botão CALCULAR executa o seguinte código:

private void Calcula_KMActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { int resultado = (int) ((Double.parseDouble(jTextField1.getText()))* 1.609);
aparecer.setText(resultado + " Km/h"); }



Explicação do botão Calcular. O botão Calcular pega o número digitado no jTextFiel1, que são dados inseridos em um campo TEXTO, converte com o código: (Double.parseDouble(jTextField1.getText()) e MULTIPLICA por 1.609, e deposita na variavel denominada de RESULTADO. O rótulo onde vai o resultado, eu o nomei de “aparecer”, e neste Rótulo é exibido o conteúdo da variável RESULTADO.


Faça também outras mudanças e outros projetos para se ambientar e dominar estes novos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário