sexta-feira, 8 de abril de 2011

Arquitetura dos computadores: Memória ROM

O Prof. Jeime continuou a explicação das peças, dispositivos e componentes da arquitetura dos computadores. Nada que não se encontre numa rápida pesquisa no Google. Hoje o conteúdo foi este aqui sobre memória ROM.

Memória ROM

As memórias ROM ou Read Only Memory, são memórias apenas para a leitura de informação, isto é, o fabricante grava a informação uma única vez e depois essa informação só pode ser lida, não pode ser apagada ou alterada, o conteúdo é gravado permanentemente. Existem vários tipos de memórias ROM e falaremos um pouco sobre alguns destes tipos.

rom

PROM

A PROM ou Programmable Read Only Memory, é um dos primeiros tipos de ROM. Os fabricantes gravam seus programas por meio de processos físicos e por meio de elementos elétricos. Após gravado, o processo é irreversível, não se pode mais apagar ou alterar os dados gravados na PROM.

eprom

EPROM

As EPROMs ou Erasable Programmable Read Only Memory, podem ter informações gravadas e apagadas. Após gravadas ela tem o mesmo comportamento de uma ROM comum, isto é, segura os dados gravados nela mesmo sem energia elétrica, permitindo processos de leitura. Este tipo de memória, conforme dito antes, pode ser apagada com raios ultravioleta. As EPROMs possuem uma janela de vidro que através desta, os raios podem incidir fazendo a operação de limpeza. Esta janela sempre está coberta com um adesivo para que não haja incidência de luz.

eprom

EEPROM

As EEPROM ou Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory são similares as EPROMs, porém ao invés de serem apagados por raios ultra violetas, são apagados eletricamente. O EEPROM permite que o usuário apague apenas uma célula para que possa ser reescrito aquela parte ao invés de apagar por completo. Não precisa ser retirado do dispositivo ou computador do qual faz parte para que os dados sejam apagados. Com a EPROM os dados gravados são permanentes até que o usuário decida apagá-los, porém ela mantém o mesmo funcionamento das ROMs, isto é, os dados não se apagam caso a energia seja interrompida.

eeprom

Flash ROM

Assim como a EEPROM ,a memória Flash ROM também pode ser gravada e apagada se o usuário o desejar. A principal diferença entre a EEPROM e a Flash ROM é que na Flash ROM o usuário não tem como reprogramar partes do conteúdo gravado, isto é, não tem como apagar apenas uma célula, o usuário deve apagar todo o conteúdo e reescrevê-lo novamente.

flashrom

Do site: Viva O linux

Por que a memória ROM é só de leitura?

Quando se diz que memória ROM é somente de leitura, você deve entender o seguinte: As memórias do tipo ROM, são estes chips mostrado nas imagens acima. Nestes chips o fabricante grava as instruções que devem ser executadas quanto o computador é ligado.

A memória ROM faz uma verificação do que foi gravado, com o que deve existir na placa mãe. Assim, ela vai, ao você ligar o computador, verificar se tem na placa mãe os dispositivos.

Verificará a existência de: memória RAM, placa de vídeo, HD, processador, CD, DVD, Disquete, placa de expansão (video, rede, modem, som, etc), … fará esta verificação conforme foi programada a fazer. Existindo algum elemento necessário defeituoso ou em falta de algum deles, a ROM aciona o altofalante da placa e dará um sinal sonoro, que apontará qual parte, qual dispositivo não está funcionando.

Você, dono ou usuário do computador não pode modificar o conteúdo, a programação da memória ROM, por isto, se diz: memória apenas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário