sexta-feira, 15 de abril de 2011

O que é um resistor?

Quando a professora Josélia França fala de componente, e diz que ali tem um resistor num circuito elétrico, e diz que aquele riscado entre as linhas é isto e aquilo, fica vago para a maioria das pessoas. Pois bem, vou te mostrar o que é um resistor.

A resposta da pergunta: O que é um resistor?

Os resistores são utilizados nos circuitos eletrônico para limitar a corrente elétrica e, consequentemente, reduzir ou dividir tensões. Os resistores são componentes que formam a maioria dos circuito eletrônicos.

Eles são fabricados com materiais de alta resistividade com a finalidade de oferecer maior resistência à passagem da corrente elétrica. Dificilmente se encontrará um equipamento eletrônico que não use resistores.

Há quatro tipos de resistores, classificados segundo sua constituição:

  • Resistor de filme de carbono;
  • Resistor de filme metálico;
  • Resistor de fio;
  • Resistor para montagem em superfície

O símbolo do resistor: Eis abaixo o símbolo de um resistor.

simbolo-resistor

Aqui você você vários tipos de resistores:

resistores

Imagem deste site: http://www.burgoseletronica.net/potenciaderesistores.jpg

Mas, ainda falta todos saberem para que serve, para que é utilizado os resistores? Os resistores foram criados para resistir á energia! Participam dos componentes que fazem resistividade no esquema! E ai, para que serve mesmo?bateria-resistores

Na prática da eletrônica é o seguinte: você tem um componente eletrônico que funciona com três volts. Mas, dentro do circuito, a energia é maior do que 3 volts. Se você ligar direto o componente, a peça vai queimar. É neste momento que entra a função do resistor. Você pega um, dois, três, quatro,… quantos resistores forem suficiente para diminuir a corrente até que haja resistência suficiente para baixar a corrente para os três volts do equipamento.

Nesta imagem abaixo você pode ver a imagem de um resistor conectado a um LED. A função do resistor, é RESISTIR a quantidade de corrente em excesso, e só permitir passar a quantidade necessária para o LED ACENDER e não queimar.

resistor-led

Entendeu? Tá vendo ali, na imagem, o resistor? Pois então, é ele quem impede de o LED não queimar. E por fim, existem softwares do tipo: CIRCUIT CONSTRUTION KIT. E com qual função? Montar, simular, testar, conhecer, fazer emulação de circuito eletro eletrônico.“Parâmetros, tais como a resistência e tensão, pode ser modificado conforme desejado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário