terça-feira, 5 de abril de 2011

Primeira aula de Algoritmo por Jonatas F Bastos

O professor de Algoritmos, o Jonatas F. Bastos, teve seu primeiro contato com a turma de Informática, na modalidade subsequente do campus de Irecê na noite de 04 de abril de 2011.

Na primeira aula, o tema abordado foi: Resolução de Problemas. Mas, antes, Algoritmo foi definido como sendo, um conjunto finito de regras que fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico.

Jonatas propôs para a turma um problema de conhecimento popular. O problema é o já conhecido problema do barqueiro, do lobo, da cabra e do alface. Em que se deve descrever ou encontrar uma maneira de atravessar os três elementos de um lado para outro de um rio, sem que, fique no mesmo lado, o lobo com a cabra, e nem a cabra com a alface. No entanto, complementando a regra, no barco, pode apenas conter o barqueiro e um dos elementos apresentados.

A turma foi dividido em grupos para estudar as soluções ao problema. Depois de poucos minutos, um colega foi escolhido para apresentar a solução. E ele apresentou a solução com um gráfico parecido com este abaixo:

solucaocabra

Depois disso, foi passado os seguintes exercícios, em soluções de problemas:

  • Sequencia lógica para trocar um pneu de um carro;
  • Como fritar um ovo;

E para exercício, ou para lembrar da infância: nosso dever de casa, ficou a seguinte lista:

  • Montar uma barraca de acampamento;
  • Trocar uma lâmpada;
  • Trocar uma lâmpada e testar o interruptor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário