quarta-feira, 27 de abril de 2011

Onde (qual área, setor) a utilização de computadores e aplicação da informática lhe chama atenção? Por quê? Quais benefícios do computador e informática para área e setor?

Os computadores, a tecnologia computacional, as tecnologias de sistema, os sistemas existem aos milhões. Os mercados, a estabilização da moeda, o mercado global, os baixos custos fazem com que cada dia, cada vez mais, todas as áreas sejam atendidas com computadores potentes com sistemas mais inteligentes. As estatísticas apontam para um novo cenário social. Se agora há mais celulares do que habitantes no Brasil, as estatísticas apontam que em breve mais de 70% das famílias brasileiras terão um computador em seu lar.

Não consigo pensar em alguma área, em algum setor que a utilização de computadores e a aplicação da informática ainda não tenha chegado, nem que não tenha contribuído de forma significativa. Há, sim, eu sei, de lugares que ainda não foram beneficiados com a implantação. Mas, não é por faltar a tecnologia, mas por falta implantação e investimentos, sejam eles de origem públicos ou privados. E, havendo investimento, atenção, dedicação, existem programadores, existe hardware que possa ser usado, por exemplo, necessidades especiais para pessoas especiais: cegos, mudos, surdos, síndromes, paraplégicos, coma, etc.

Em todos os lugares

Dos foguetes, satélites, sondas espaciais e submarinas. Dos hipermercado aos mercadinhos do bairro. Das grandes lojas de departamentos, shoppings centers as lojinhas de 1,99 nas pequenas cidades. Dos altos laboratórios da NASA, passando pelos laboratórios químicos, laboratórios de analise dos códigos genéticos, pelos pequenos laboratórios de analises químicas em que se faz exames de sangue, fezes, urina... das grandes clinicas as pequenas clinicas todas são beneficiadas com os recursos tecnológicos. etc.

Sistema Financeiro

É fascinante acompanhar a evolução do sistema financeiro e como este setor está também tão adaptado às novas tecnologias, e como usam os sistemas da informação, como utilizam a estrutura eletroeletrônica para dinamizar, agilizar o atendimento, disponibilizar de forma segura seus serviços.

O pagamento de boletos inter-agências. Pagamentos via internet. A infra-estrutura de intranet que cada grupo financeiro usa, como por exemplo, a infra-estrutura de agências do Bradesco, Caixa Economica, Banco do Brasil, Itaú, Banco Real, Santander… tudo intergrado, on-line, seguro, ágil. O sistema mundial de intercâmbio de informações referentes as bolsas, a compra e venda de ativos. Tudo facilita e tudo usado em beneficios de que? De como não ter prejuizos. De como ganhar mais. Como diminuir custos, ser eficientes, e obter mais dividendos.

Situação de Irecê, região e Brasil

Por todos os seguimentos sociais, de pesquisa, de desenvolvimento há o auxilio da computação, dos computadores, dos hardwares e softwares... mas, os hospitais públicos municipais e regionais, bem como os postos de saúde, as unidades odontológicas não disponibilizam de meios eletrônicos, nem computacionais para atender nas emergências, nem para agilizar a localização dos pacientes.

Todas as vezes que vamos ao Hospital Regional de Irecê, a recepcionista pede o documento de RG. Preenche a mão uma ficha. Encaminha as pessoas para a triagem e depois entrega ao porteiro as fichas preenchidas. Estas são deixadas sobre a mesa do médico que vai gritando o nome dos pacientes ou os pacientes saem da sala e chama o próximo.

Tudo isto pode ser automatizado. Tudo isto pode ser melhorado. O atendimento será acelerado. Estatísticas podem ser facilitadas. Diminuirão o tempo de atendimento, o tempo de acesso às informações, aumentará o número de atendidos, facilitará o acompanhamento do paciente, haverá produtividade, e por fim, contribuirá na ação de salvar vidas, pois, nalguns casos, o tempo é fundamental e a falta de tempo é fatal.

O paradoxo: Eficiência na arrecadação X Ineficiência na aplicação

O falta dos computadores na área da saúde é espantoso. As inovações da realidade aumentada e os softwares e hardwares disponibilizados para o atendimento médico, me impressionam, como clinicas médicas especializadas são beneficiadas com a tecnologia, com os sistemas da informática, com a precisão cirúrgica. Cirurgias diversas são auxiliadas por sistemas inteligentes que monitoram os equipamentos, controlam o oxigênio, o fluxo sanguíneo.

O uso dos mesmo nos setores  de arrecadação de impostos, na identificação dos sonegadores, no cadastro de automóveis, controle de IPVA, placa dos carros, CNH vencida, multas. Malha fina da Receita e a coleta do Imposto de Renda. A eficiente infraestrutura montada com urnas eletrônicas, com software seguro, e apuração dos votos em todo o território nacional e todo o resto da infraestrutura de COLETA DE IMPOSTOS, é muito eficiente, eficaz, sincronizado, atualizado com as novas tecnologias e os novos métodos de organização.

Me impressiona como o Estado é eficiente em arrecadar, e é incompetente em aplicar, é ineficiente na distribuição social. Por isto, é mais interessante para o Estado preparar seus servidores para arrecadar do que equipar os setores em que há demanda e gastança necessária de recursos. É mais fácil encontrar uma blitz para que o cidadão regularize seu veículo do que uma ação eficiente e eficaz no combate a criminalidade.

O IFBA, campus Irecê, pode ser melhorado se…

Também observo, e pergunto: por que no curso de informática do IFBA nós temos que imprimir o trabalho e levar para a sala e entregar ao professor?   Por que ainda não implantaram “algum sistema” para que nós todos possamos entregar trabalhos?

É por falta de software? Não!

Existe, por exemplo o MOODLE, que é LIVRE e “foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. – Moodle.

Se, e quando se adotar uma plataforma on-line, de integração, de ambiente virtual, diminuirá os custos, facilitará a vida acadêmica dos alunos, dos professores, e haverá economia de tempo, recursos, bem como pode contribuir com a permanência dos alunos nos diversos cursos, em especial o de informática. Assim posto, é verdade que o setor: educação, o campus IFBA Irecê, pode ser dinamizado, melhorado em diversos aspectos.

Adão Braga Borges: informática subsequente – IFBA – Irecê – Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário