sábado, 9 de abril de 2011

Aula de Inglês: Apresentação do curso

O Prof. Eduardo fez a apresentação do que será o curso em relação ao conteúdo de Inglês. Eis o conteúdo de apresentação:

ESP – INGLÊS INTRUMENTAL

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

APRESENTAÇÃO

No mundo altamente informatizado onde nossas habilidades são postas à prova a todo momento, nossa capacidade de leitura é imprescindível para interagir e não sucumbir nesse contexto. Saber uma segunda língua, especificamente a língua inglesa, é pré-requisito para se caminhar na esteira tecnológica do mundo globalizado. O Inglês é a língua da ciência e da informática, por isso, especialmente dos estudantes de informática são cobrados as habilidades necessárias para compreender textos em inglês, já que a interação com esse universo se dá predominantemente através do inglês.

Neste curso trabalharemos com a abordagem do Inglês para Propósitos Específicos ou inglês Instrumental. Tal abordagem parte do principio de que para saber ler em inglês não é saber inglês em sua totalidade. O que se objetiva é que o aluno alcance um nível razoável de compreensão o que pressupõe e deve ser levado em consideração, o nível de conhecimento de mundo do estudante, o seu vocabulary, a idade, e o contexto sócio-econômico de cada um, isto por que o processo de leitura é uma interação entre leitor, texto, e contexto. Portanto o significado não está somente nas palavras, na página, está além.

Aprender uma nova língua sempre foi um caminho árduo, onde devemos estabelecer algumas táticas, estratégias para facilitar essa aprendizagem. É de fundamental  importância primeiro estabelecer prioridades, fazer recorte da língua e escolher uma habilidade para se dedicar. O estudo do inglês passa pelo desenvolvimento de cinco SKILLS: Speaking, translating, writing, listening and reading. No curso de informática a prioridade é a Skill Reading (leitura)

Para o inglês instrumental é necessário se trabalhar sempre com estratégias de leitura a fim de reduzir a dependência do dicionário.

  • Predicting: previsão do conteúdo do texto a partir da análise de títulos, gráficos, ilustrações e do adicionamento do conhecimento prévio sobre o assunto pelo leitor;
  • Cognates: concentrar a atenção nas palavras que se parecem com palavras do português e deduzir o significado do vocabulário a partir do contexto;
  • Scanning: leitura na qual o leitor busca uma informação especifica ( um nome, uma data, um número, etc.)
  • Critical Reading: Leitura na qual o aluno é solicitado a apresentar sua opinião e julgamento sobre aquilo que leu;
  • Normative Grammar Knowledge: o uso do conhecimento das regras gramaticais como estratégia de compreensão;
  • Vocabulary Study: O estudo do vocabulário – quanto mais palavras se conhecer maior a possibilidade de compreensão de um texto.

TIP: Sempre ao se trabalhar um texto use essas estratégias e tenha um bom dicionário nas mãos. Ah, e não se esqueça de que uma das melhores formas de se aprender uma língua é sendo um autodidata, curioso, por isso interaja ao máximo com o universo cultural dessa língua ouvindo músicas, lendo textos, navegando páginas em inglês, enfim, “open your eyes to the English us” (perceba o inglês que nos rodeia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário