terça-feira, 12 de abril de 2011

Entendendo, resolvendo os exercícios de Algoritmo!

A aula de Algoritmo hoje deixou muitos colegas sem entender o conteúdo. Eu afirmei ao professor que a linha de explicação dele estava mais para baixo nível, do que de alto nível. Entende-se o seguinte:

  • Baixo Nível é quando o programador de computador entende tanto de programação, entende tanto de código, que é capaz de escrever num nível quase parecido como o processador faz suas funções. Os programas escritos em modo de linguagem de baixo nível, são bem menores em questão de tamanho do que em Alto Nível.
  • Alto Nível é quando o programador não usa o tipo de linguagem acima citado, pelo contrário, ele escreve de uma maneira que qualquer pessoa alfabetizada seja capaz de identificar o que está escrito, ainda que, o que está escrito são códigos e  instruções ao computador.

Na aula foi abordado superficialmente a solução de alguns problemas, e ai, foi que alguns ou vários colegas não entenderam.

1.    Faça um algoritmo que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual. Calcule e imprima a idade dessa pessoa.

Este problema é de fácil solução. O que se quer, é que você pense o seguinte: Como é que você, calcularia a idade de uma pessoa qualquer? Coisa muito simples, não é? Basta você perguntar: em que ano você nasceu? A pessoa responde. Em seguida você pega o valor do ano atual, e diminui do ano informado pela pessoa. Neste caso, basta você fazer a seguinte conta: IDADE=(ANO ATUAL – ANO DE NASCIMENTO)

Veja esta imagem para entender como é que você programará seu computador.

  • Você vai criar um formulário para que o usuário possa digitar as informações.

calcular-idade

Depois do usuário informar o ano de nascimento, e clicar em OK é que o processador recebe a instrução e faz os calculos da expressão: IDADE=(ANO ATUAL – ANO DE NASCIMENTO).

Por último, exibe no quadro: “A idade é:” o resultado da operação. Esta expressão: idade=(ano atual – ano de nascimento) não é visto pelo usuário; só o programador é quem cria e escreve a instrução e o processador executa, longe da visão do usuário. O usuário só vê o que ele digitou, e em seguida a resposta.

2.    Faça um algoritmo que receba o salário de um funcionário, calcule e imprima o valor do imposto de renda a ser pago, sabendo que o imposto equivale a 5% do salário.

Primeiro, entender o problema. ou seja, primeiro você deve receber a informação de quanto o funcionário ganha. Depois você vai calcular 5% do valor e apresentar na tela o valor do imposto. Pense no seguinte formulário de entrada de informações.

cinco-porcento

Depois que o usuário insere o valor do salário; depois que se clicar no OK é que o processador vai fazer o seguinte cálculo: imposto=(salario*5)/100 ou seja: valor do salário  multiplicado 5 e dividido por 100. E o resultado desta conta, que é invisível ao usuário, vai aparecer no quadro, valor do imposto.

3.    Faça um algoritmo que receba duas notas de um aluno e seus respectivos pesos, calcule e mostre a média ponderada dessas notas. Média ponderada = (nota1*peso1) + (nota2*peso2) / (peso1 + peso2)

Mesmo principio de solução. Primeiro você deve entender como é que vai calcular a média ponderada, e a solução está proposta assim: Média ponderada = (nota1*peso1) + (nota2*peso2) / (peso1 + peso2). Agora você imagina a entrada dos dados no formulário, sabendo também que os pesos citados podem ser valores fixados antes do processo. Veja o formulário para entender.

media-ponderada

Depois de inserir os valores da nota, e clicar em OK é que o processo de calcular a média será executado. Vamos entender que o valor das notas é informada pelo usuário e o valor dos pesos pode ser fixo. Neste caso, pense que a nota 1 é o número 6, na nota 2, temos o número 8, e que o peso 1 é igual a 3, e o peso 2 é igual a 5. Assim teríamos o seguinte cálculo: MP=(6x3)+(8x5) dividido por (3+5) = 7,25

4.    Faça um algoritmo que receba a idade de uma pessoa em anos, calcule e imprima essa idade em: Meses, Dias, Horas e Minutos.

Este último é todo seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário