terça-feira, 12 de abril de 2011

Para que servem as variáveis no algoritmo?

Parte da aula de algoritmo de hoje, o prof. Jonatas explicou o que são as variáveis e para que elas servem. Todo os colegas disseram, ou pelo menos, responderam ao professor: SIM! nós entendemos o que são variáveis e para quer servem. Não seria necessário então mais explicação. Portanto, agora vou apenas pegar o texto do professor e dizer como é que se utiliza.

Veja abaixo o exemplo do algoritmo usado na aula:

declaracao_variaveis

Seguindo este exemplo, cumpre explicar que o objetivo deste programa (algoritmo) acima é calcular a média das notas dos alunos. A primeira parte do programa é a DECLARAÇÃO DAS VARIAVEIS como sendo do tipo REAL.

Mas por que primeiro se declara as variáveis?

Para você que vai programar deve primeiro ter em mente quais serão os dados que você vai trabalhar no programa. Neste caso, o programa vai perguntar por todas as notas, e em seguida vai somar as notas e dividir pela quantidade de provas aplicadas.

Ao declarar as variáveis o programador separa na memória RAM os espaços para o conteúdo que vai ser digitado pelo usuário. Isto é necessário para que o processador possa realizar sua parte quando solicitado. Veja a imagem e leia abaixo.

tela-media

Para cada um dos campos que o usuário vai digitar algo, o programador deve reservar uma variável para receber o que vai ser digitado. Todo resultado que o processador tem que enviar como resposta é necessário ter uma variável para o resultado, e também para ser exibida para o usuário, bem como, será gravado nalgum arquivo para ficar memorizada.

E por que o nome variável?

Veja na imagem logo acima, que cada campo tem uma finalidade. O primeiro campo, o usuário digitará o nome do aluno. No campo Nota 1, a primeira nota… E o último campo, aparecerá o resultado da média. Assim, é variável, por que o conteúdo vai variar sempre. Basta você colocar o primeiro nome, as notas, e fazer o calculo da média, já o segundo aluno terá nome diferente, notas e média também diferente, ou seja, variável do anterior.

Pois bem! As variáveis são classificadas pelo que ela é capaz de guardar e trabalhar.

Inteiro: números que não possuem casas decimais, apenas a parte inteira e podem ser positivos ou negativos (ex: 1, 2, 67, 999)

- Real: números que possuem casas decimais e também podem ser positivos, negativos e inteiros (ex: 1, 2.3, 5.7, 78)

- Caracter: nesse tipo, apenas um caracter pode ser armazenado que pode ser letra, número e até símbolos.

- Lógico: em que o conteúdo pode ser um SIM, Não, (F, V), (yes, no), (false, true).

Tá chegando próximo da montagem de programas e códigos. Por enquanto será no papel, vamos ver quando é que iremos praticar isto nos computadores. Quando é que iremos escrever os códigos, testar, compilar e ver o programas funcionando no computador.

2 comentários: