segunda-feira, 18 de abril de 2011

Exemplificando no Microsoft Excel

Para quem ainda não tem ideia ou ainda não entendeu parte da aula de algoritmo, em especial a parte em que se diz que é necessário definir as variáveis, e para que elas servem, vou descrever um passo-a-passo para você entender o assunto das variáveis. Para tanto, vou fazer um exemplo no Microsoft Excel 2007. É só você praticar e vai entender para que serve as variáveis e sua aplicação.

- Abra o Excel 2007. E faça a seguinte seleção de células como exemplificado na imagem abaixo. Para selecionar as células, você clica na primeira célula (b2), segure shift e clique na célula final (h13). Você também pode clicar em b2 e arrastar até h13, que também selecionará esta região de células.

Imagem 008

Depois você vai fazer algumas FORMATAÇÕES de células, colunas, e linhas. É só seguir os passos abaixo.

Imagem 010 Feito isto, a tela ficará com esta aparência abaixo e pronto para as demais mudanças. Você vai criar uma tela de apresentação com Nome do aluno, Nota 1, nota 2, nota 3, nota 4 e Média.

Imagem 012

Agora é que vem a parte interessante e que tem ideias que podem ser comparada a aula de Algoritmo. O prof.. sempre tem dito que, se deve DEFINIR AS VARIAVEIS. E agora é que você vai poder fazer isto, só que, no ambiente da planilha eletrônica, mas, a ideia é a mesma. Veja os passos seguintes.

Definindo a variável Nota_1

Imagem 014 

Daqui para baixo só vou mostrar a segunda tela, mas, fica subentendido que você clicou na célula e clicou em Definir Nomes. Isto deve ser feito para cada uma das células.

Definindo a variavel Nota_2

Imagem 016

Definindo a variável Nota_3

Imagem 018

Definindo a variável Nota_4

Imagem 019

Calculando a média

No calculo da média, você deve saber calcular média. Uma média se calcula somando todas as parcelas e depois divide pelo número das parcelas. Neste caso, a média é a soma das variáveis: Nota_1+Nota_2+Nota_3+Nota_4 dividido por 4, já que temos 4 notas. Veja como calcular a média usando as variáveis declarada.

Imagem 021

Observe, que no Excel, cada Variável tem uma cor, e cada célula definida como variável corresponde à cor. Feito isto é só testar e verificar a execução. O teste é simples: vai trocando o nome, e as notas. O cálculo das média é automático.

Esta é a ideia de declaração de variáveis. Se você trocar o nome das variáveis, ou inserir números de notas em outro local que não seja DENTRO da variável, o programa não vai calcular a média. Cada uma célula que você definiu, e atribuiu nomes, cada uma delas é uma variável definida. Isto quer dizer que cada uma delas tem um espaço especifico na memória para ser guardada. Não adianta colocar em outro lugar, só ali, no lugar definido é que ela tem o valor.

Foi assim que ficou o meu exemplo depois de pronto e já com informações inseridas. Ao  trocar as notas dos alunos o cálculo da média é realizado novamente.

Imagem 022

Abaixo um link para você fazer o download de uma planilha feita no Excel e que você pode ver como foi feito, e seguir o exemplo.

- Planilha de exemplo

Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário