quarta-feira, 20 de abril de 2011

Simples assim: eu não sou bom em lógica!

Este blog necessita urgentemente de um colega para escrever e explicar sobre lógica. Não só isto. Há outras necessidades tais como:

  • - Alguém para divulgar os textos nas comunidades do Orkut;
  • - Alguém para divulgar os textos no Facebook;
  • - Mais comentários;
  • - Mais pessoas divulgando e colaborando com apostilas, vídeos, textos;
  • - Um album de fotos para todos colocarem suas fotos para sermos conhecidos uns dos outros. Picasa, orkut, facebook, etc.

A relação 1 para muitos, pode melhorar para muitos para muitos. Mas, vamos a minha explicação. Quando leio as perguntas de raciocínio lógico me bate uma preguiça… no concursos, é até admirável a quantidade que acerto, e não as que erro. Pois bem, para explicar minha preguiça veja a questão 10 da apostila que diz:

[10] - Dizer que não é verdade que Pedro é pobre e Alberto é alto, é logicamente equivalente a dizer que é verdade que:

a) Pedro não é pobre ou Alberto não é alto.
b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto.
c) Pedro é pobre ou Alberto não é alto.
d) se Pedro não é pobre, então Alberto é alto.
e) se Pedro não é pobre, então Alberto não é alto
.

O que é que eu entendo do enunciado:

Se Pedro não é pobre, é rico. Se é verdade que Alberto não é alto, ele é baixo. Como é que digo que isto não é verdade? Se um deles é o contrário do enunciado tá correto. Ou seja, OU um é isso, ou o outro é aquilo. Se um deles for… batata!

a) – É a opção lógica. Afinal pelo que já li, E vai para OU.
b) – Errada! Pois estou afirmando que ambos a falsidade do enunciado.
c) – Pedro é pobre, confirma o enunciado. Alberto não é alto,
d) – Não se nega a conjunção com Se … e ENTÂO
e) – Repete d…

Necessitamos de alguém que goste do assunto para explicar e comentar com qualidade e afinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário