sexta-feira, 15 de abril de 2011

Questões de física da aula de ontem!

Já está disponível para download pelo menos a introdução, ou, o material de ontem da aula de Física.

 

- Conceitos Básicos da Luz;

Enquanto isto, estou trabalhando nas imagens das questões proposta em sala de aula, para o próximo texto ter ilustrações para responder as questões do professor. Eis as questões:

  1. Uma lâmpada cujas dimensões são desprezíveis, está localizada no teto de uma sala de 5 m de altura. Um corpo opaco de forma circular, de raio 8 cm, é colocado a 2 m do teto e paralelamente a ele. O centro do corpo e a lâmpada estão na mesma vertical. Determinar a área da sombra projetada no chão da sala.
  2. Um poste da rede elétrica projeta no chão horizontal uma sombra de comprimento 9m. Neste instante os raios solares encontram o chão, formando com ele um ângulo igual a 30°. Calcule a altura do poste
  3. Determine o comprimento da sombra da pessoa de altura 1,60m situada ao lado de um poste de luz com 8m de altura e 2 metros de distância.
  4. O disco lunar cobre exatamente o disco solar, o que comprova que o ângulo sob o qual vemos o Sol é o mesmo sob o qual vemos a lua. Considerando que o raio da lua é 1738 Km e que a distância da lua ao sol é 400 vezes a da Terra a lua, calcule o raio do sol.

Vou procurar entender, responder, e ilustrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário